O holandês Max Verstappen, da equipe Red Bull, conquistou a pole position do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, neste sábado, ao registrar o tempo de 1m32s910 no treino classificatório, ficando à frente do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, por 0s2.

Esta é nona vez nesta temporada que o líder do campeonato vai largar na primeira posição. A última pole do piloto de 23 anos foi no GP da Itália, em setembro.

O terceiro lugar no grid do circuito de Austin, no Texas, ficou com outro carro da Red Bull, do mexicano Sergio Pérez, que havia dominado os treinos livres deste sábado.

O finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes, registrou o quarto melhor tempo, mas como fez uma troca a mais do que as permitidas por temporada de uma peça no motor de seu carro, foi penalizado com a perda de cinco posições na saída da corrida na pista americana.

Outros pilotos que também foram punidos a perda de posições no grid por alterações nos motores além do limite autorizado foram o espanhol Fernando Alonso (Alpine), o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin) e o britânico George Russell (Williams).

A largada do GP dos EUA, que não foi disputado em 2020 por conta da pandemia de covid-19, é neste domingo, às 16h00 (de Brasília).

nip/fbx/lca