Depois de dominar com tranquilidade os treinos livres e também as duas primeiras fases do classificatório deste sábado, Max Verstappen precisou mostrar toda sua frieza para conseguir a pole position nos instantes finais da sessão. Feliz com o resultado final em Mônaco, ele festejou o feito de largar na ponta pela primeira vez no GP de Mônaco de Fórmula 1.

“Precisei arriscar tudo. No final, meu primeiro setor não foi o ideal, acho que a curva 1 foi um pouco cautelosa, mas quando percebi que estava atrás, dei tudo de mim no último setor e cortei algumas barreiras. Feliz por estar aqui na pole pela primeira vez”, comentou o piloto holandês.

De posse da vantagem de largar na posição nobre do grid, o líder do Mundial ainda prega um certo cuidado ao falar sobre a corrida deste domingo. “Precisamos de um começo limpo. Em Mônaco, a curva um é curta e muitas coisas podem acontecer”, comentou o piloto.

Felicidade de um lado, tristeza de outro. Se Verstappen esbanjava sorrisos ao final do treino oficial, Sergio Pérez, seu companheiro de equipe, e principal perseguidor na classificação, lamentou o acidente que o tirou do início do Q1. Por causa do abandono, o piloto mexicano vai ser obrigado a largar no fundo do grid.

“Estava indo bem e feliz com o equilíbrio do carro. Mas indo para a curva, perde a traseira na curva e bati forte. Não consegui fazer o traçado e toque na proteção. Foi um erro da minha parte e sinto muito pela minha equipe”, disse Sérgio Pérez.

Na classificação do Mundial desta temporada os dois pilotos da Red Bull ocupam os primeiros lugares. Verstappen é o líder da competição, com 119 pontos. Pérez aparece em segundo e contabiliza 105. No terceiro posto, o espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, tem 75.