ROMA, 13 NOV (ANSA) – O piloto Max Verstappen, da Red Bull Racing, liderou nesta sexta-feira (13) os dois treinos livres para o Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1.
Na primeira sessão, o holandês terminou na liderança ao marcar um tempo de 1m35s077, sendo seguido pelo tailandês Alexander Albon (1m35s318), também da Red Bull Racing, e Charles Leclerc (1m35s507), da Ferrari.
O tetracampeão mundial Sebastian Vettel, da Ferrari, terminou em quinto. A prática também foi positiva para a AlphaTauri, que viu Pierre Gasly ficar em quarto e Daniil Kvyat em sexto.
Lando Norris, da McLaren, Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, Valtteri Bottas, da Mercedes, e Esteban Ocon, da Renault, fecharam o grupo dos 10 primeiros.
Em um treino atípico, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, que pode ser heptacampeão em Istambul, foi apenas o 15º posicionado.
A primeira sessão não foi atípica somente no resultado, mas também na pista. O asfalto recém-recapeado do autódromo estava com baixa aderência e os pilotos enfrentaram grandes dificuldades.
Verstappen dominou a segunda sessão e ficou novamente na liderança, cravando 1m28s330. O holandês terminou na frente de Leclerc (1m28s731) e de Bottas (1m28s905).
O hexacampeão e atual líder do campeonato, Hamilton, melhorou seu desempenho e fez o quarto melhor tempo, sendo seguido por Albon, Kvyat, Gasly, Vettel, Stroll e Norris, que fechou o “top 10” da segunda prática.
Assim como na primeira sessão, a baixa aderência da pista fez os pilotos sofrerem para controlar os carros. Os monopostos escorregaram nas curvas e a condição gerou bastante reclamação.
Amanhã (14) serão disputados o terceiro treino livre e a sessão de qualificação. A corrida será realizada no domingo (15), às 7h10 (horário de Brasília). (ANSA).