Após cravar a sua 12ª pole position na temporada da Fórmula 1, Max Verstappen esbanjou um tom de surpresa após ter um desempenho apenas mediano nos treinos livres. O holandês da Red Bull cravou o primeiro lugar no classificatório de Abu Dabi, neste sábado, o que considerou um feito “muito estranho”.

“Todo o fim de semana até agora foi um pouco difícil”, afirmou o piloto, que enfrentou problemas para acertar o carro nos treinos livres. “Definitivamente melhoramos o carro para a qualificação e desde a primeira volta tudo parecia um pouco melhor. Estou muito feliz por estar na pole.”

Campeão antecipado da temporada, Verstappen tenta agora transformar a pole em sua 19ª vitória em 2023. “Não tenho ideia de quão bons seremos na corrida, (mas) normalmente somos sempre bastante decentes”, disse o tricampeão mundial. “Tem sido uma temporada muito especial, temos aproveitado muito e estamos muito orgulhosos do que conquistamos até agora.”

Companheiro de equipe de Verstappen, o mexicano Sergio Perez larga na nona posição depois que sua última volta no Q3, que o levaria para o quinto lugar, foi desconsiderada após ele exceder os limites da pista.

“Não foi o ideal”, disse Perez. “Dói porque não conseguimos o Q3 mais limpo. Cometi um erro na curva 6, o que me custou alguns décimos. Fora isso, pelo menos estávamos em quinto, mas agora as coisas ficam um pouco mais difíceis.”

Perez analisou que os pneus podem ter papel decisivo na corrida deste domingo. “Acho que amanhã (domingo) será uma corrida longa e tudo pode acontecer. Vamos ver o que somos capazes de fazer.”