Verstappen aproveita erro da McLaren e vence GP do Catar

SÃO PAULO, 30 NOV (ANSA) – O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, penúltima etapa da temporada, e colocou fogo na disputa pelo título do Mundial de Pilotos.   

Mesmo com um carro inferior à McLaren, o tetracampeão mundial se aproveitou de um erro da equipe britânica, que não chamou seus dois pilotos para os boxes na entrada de um safety car na oitava volta, diferentemente de todos os outros times.   

Dessa forma, Verstappen conseguiu economizar tempo na primeira das duas paradas obrigatórias na prova, enquanto Oscar Piastri e Lando Norris tiveram de fazer seus dois pit stops em condições normais de corrida.   

O australiano, que largara na pole, ainda tentou perseguir o holandês, mas acabou cruzando a linha de chegada a oito segundos do piloto da Red Bull, que assumiu a vice-liderança do Mundial.   

Carlos Sainz, da Williams, foi o terceiro e subiu ao pódio pela segunda vez no ano.   

Já Norris, líder do campeonato, perdeu ritmo após danificar o assoalho do carro em uma zebra e foi o quarto colocado, logo à frente do italiano Kimi Antonelli, da Mercedes. George Russell (Mercedes), Fernando Alonso (Aston Martin), Charles Leclerc (Ferrari), Liam Lawson (Racing Bulls) e Yuki Tsunoda (Red Bull) completaram a zona de pontuação.   

Já Lewis Hamilton (Ferrari) foi somente o 12º colocado, seguido do brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber).   

O campeonato tem agora Norris na liderança, com 408 pontos, apenas 12 a mais que Verstappen (396) e 16 à frente de Piastri (392), que liderou a maior parte da temporada, porém chegará a Abu Dhabi como azarão.   

Ainda assim, a situação é favorável para Norris: se Verstappen ganhar na semana que vem em Yas Marina, o britânico garantirá seu primeiro título se chegar ao pódio. Já em caso de triunfo de Piastri, Norris será campeão com uma quinta colocação. (ANSA).