Veronafiere cresce no Brasil com feira de pedras naturais

SÃO PAULO, 13 FEV (ANSA) – A maior feira de pedras naturais no mundo cruza as fronteiras de Verona, na Itália, pela primeira vez na história e desembarca no Brasil para aumentar a visibilidade do país e criar um ponto de referência para o setor nas Américas.   

A Marmomac Brazil acontece de 18 a 20 de fevereiro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, e é realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do centenário grupo Veronafiere, organizador de feiras como Vinitaly, Fieracavalli e a própria Marmomac, maior evento do mundo na área.   

“O Brasil é o quarto maior produtor e o quinto maior exportador de rochas ornamentais. E quando se fala em diversidade de cores e tipos de pedras naturais, é o país que tem a maior. Ele foi agraciado geologicamente”, diz Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, em entrevista à ANSA.   

A empresa organiza há mais de 35 anos a feira Cachoeiro Stone Fair, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), maior polo de processamento de rochas das Américas. O evento deu origem à Vitória Stone Fair, realizada na capital capixaba desde 2003 e que logo se tornou uma das mais importantes no mercado global de mármores e granitos, atraindo a atenção da Veronafiere.   

“A gente começou a conversar sobre uma parceria e, em 2013, o grupo adquiriu 60% da Milanez & Milaneze e virou acionista majoritário”, conta Flávia. Desde então, o casamento já resultou na feira de vinhos Wine South America (parceria com a Vinitaly), em Bento Gonçalves (RS) e que chega à sua quinta edição em 2025, e agora ganha força com a Marmomac em São Paulo, mais um exemplo dos estreitos laços econômicos e comerciais entre Brasil e Itália.   

“Como o setor brasileiro despertou muito a atenção das empresas de maquinário e tecnologia italianas, elas fizeram um mercado muito bom aqui. Praticamente todas as grandes empresas do segmento abriram filial no Brasil”, diz a executiva.   

Segundo Flávia, o Brasil exporta cerca de US$ 1,2 bilhão em rochas e pedras ornamentais por ano, e a Itália é o terceiro principal destino, atrás de Estados Unidos, que respondem por mais de 60% do total, e China. “A Itália é um importante parceiro comercial, tanto para o Brasil adquirir tecnologia quanto para a Itália comprar materiais brasileiros para compor o portfólio. É uma relação muito sólida”, acrescenta.   

A Marmomac Brazil chega para substituir a Vitória Stone Fair – a feira de Cachoeiro será mantida -, com o objetivo de aumentar a visibilidade de um setor hoje muito concentrado no Espírito Santo, responsável por 82% das exportações brasileiras.   

Para isso, o evento quer ir além do tradicional público de produtores e distribuidores, mirando também arquitetos, designers e construtoras, ou seja, “aqueles que têm o poder de gerar o consumo”. A feira reunirá cerca de 200 expositores e espera receber 15 mil pessoas de todos os estados do Brasil e de mais de 50 países.   

A programação inclui palestras, rodada de negócios em parceria com a agência de promoção de exportações ApexBrasil e até uma exposição de arte para mostrar todas as possibilidades de aplicação de pedras naturais, também com a previsão de uma presença “forte” de instituições italianas.   

“Estamos com uma expectativa muito bacana. Temos um plano de consolidação da feira nos próximos três anos. Queremos transformá-la na referência para as Américas quando se fala em pedra natural”, ressalta Flávia, acrescentando que a Veronafiere estuda exportar mais projetos para o Brasil. “Existe um planejamento para trazer outros eventos do grupo, que tem muito a crescer no Brasil”, diz. (ANSA).