VERONA, 4 DEZ (ANSA) – Verona, na Itália, começará a cobrar, a partir da próxima sexta-feira (6), um ingresso de 12 euros (R$ 74) para que as pessoas entrem no pátio da Casa de Julieta, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Antes da mudança nas normas, os visitantes só precisavam pagar para entrar na casa, enquanto o acesso ao pátio era totalmente gratuito, embora limitado. A nova regra permanecerá em vigor por pelo menos um mês.
Apesar de ser uma alteração temporária, um grupo de guias turísticos e líderes de excursão certificados criticou a decisão das autoridades veronesas.
“É uma decisão incompreensível da cidade de Verona, que, literalmente da noite para o dia e sem aviso prévio, decidiu cobrar 12 euros de qualquer pessoa que deseje entrar no pátio da Casa de Julieta”, afirmou o Ippogrifo.
Segundo os guias locais, a novidade “representará um custo exorbitante” para as agências de turismo, que poderão até cancelar o contrato de viagem vendido ao cliente devido ao aumento dos gastos com a atração.
A secretária de Cultura de Verona, Marta Ugolini, explicou que a decisão foi tomada de última hora devido à impossibilidade de chegar a um acordo com o Teatro Nuovo sobre o acesso ao pátio durante as festas de fim de ano. A alternativa teria sido “o fechamento completo da Casa de Julieta”. (ANSA).