A ex-vereadora Janaína Lima (Progressistas) retirou uma privada e duas pias de seu antigo gabinete na Câmara Municipal de São Paulo durante a sessão de posse para a nova legislatura, na quarta-feira, 1º. Janaína não se reelegeu, e seu espaço ficará para o vereador Adrilles Jorge (União Brasil).
O caso foi descoberto após Jorge entrar em seu novo gabinete e constatar que os equipamentos não estavam mais no local. A situação virou até piada entre os parlamentares durante a posse.
Imagens de câmeras de segurança registraram um dos funcionários de Janaína retirando os equipamentos. A Câmara dos Vereadores não se pronunciou sobre o caso.
Em nota, Janaína Lima afirmou que os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios e não faziam parte do patrimônio do Legislativo municipal. Ela ressaltou que retirou todos os seus pertences do gabinete para o uso do próximo colega a ocupar o espaço.
“Todos os itens retirados do gabinete foram aqueles adquiridos exclusivamente com recursos próprios e que, portanto, não integram o patrimônio da Câmara Municipal, respeitando o critério orientado quando recebi o gabinete”, disse.
Ela reiterou a aquisição de outras peças, como divisórias para a criação de uma sala estilo coworking. De acordo com a ex-parlamentar, os equipamentos deverão ser mantidos a pedido de Adrilles Jorge.
“Todo o patrimônio da Casa está devidamente elencado e conferido pelo setor responsável, garantindo total transparência e conformidade. Além disso, outros itens que também foram fruto de investimento pessoal, como a divisória de vidro, a bancada que circunda a coluna, duas estruturas de cobogó, o teto aberto com instalações elétricas estilo industrial e dezenas de luminárias, permaneceram no espaço, à disposição do novo mandatário, conforme sua decisão”, completou.
Jorge foi procurado ainda na sessão de posse na Câmara para comentar o caso, mas disse não querer entrar em polêmicas.