Geral

Vereador preso por tráfico de drogas é empossado da cadeia no Paraná

Crédito: Reprodução/RPC

O vereador Diogo Canata (PL), de Alvorada do Sul, no norte do Paraná, foi empossado por videoconferência nesta quarta-feira (13). Ele está preso por suspeita de tráfico de drogas. As informações são do G1.

Canata foi reeleito nas eleições municipais de 2020. A posse foi determinada pela Justiça, que considerou que o processo que o investiga está em andamento, portanto ele ainda não teve condenação.

O vereador tomou posse quase duas semanas após o empossamento oficial dos vereadores, em 1º de janeiro. Ele foi o quarto vereador mais votado na cidade nas últimas eleições.

Canata está preso desde julho de 2020, suspeito de chefiar o tráfico de drogas do município. De acordo com a polícia, foram encontrados na casa do vereador aproximadamente 30 kg de crack e armas.

O presidente da Câmara de Alvorada do Sul, Nivaldo Palaro, comentou que, por se tratar de uma situação inusitada, os demais vereadores devem se reunir em breve para definir se a Câmara vai pagar os salários do parlamentar ou se o subsídio será suspenso enquanto ele estiver preso.

“Nunca vi algo desse tipo, mas se o juiz liberou ele concorrer a eleição e o diplomou, a Câmara deve empossá-lo. A posse foi determinada pela Justiça, não é uma decisão nossa. Agora, a comissão vai definir se ele recebe ou não o subsídio. No ano passado, o salário foi suspenso”, disse Palaro.

A Câmara Municipal informou que há orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná para suspender o pagamento neste caso. Por se tratar de uma orientação, e não de determinação obrigatória, a defesa de Canata pode recorrer caso não aceite a decisão da Câmara. Os advogados também podem entrar com um pedido de licença para o parlamentar por 120 dias.


Saiba mais
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua