Geral

Vereador preso por tráfico de drogas é empossado da cadeia no Paraná

Crédito: Reprodução/RPC

O vereador Diogo Canata (PL), de Alvorada do Sul, no norte do Paraná, foi empossado por videoconferência nesta quarta-feira (13). Ele está preso por suspeita de tráfico de drogas. As informações são do G1.

Canata foi reeleito nas eleições municipais de 2020. A posse foi determinada pela Justiça, que considerou que o processo que o investiga está em andamento, portanto ele ainda não teve condenação.

O vereador tomou posse quase duas semanas após o empossamento oficial dos vereadores, em 1º de janeiro. Ele foi o quarto vereador mais votado na cidade nas últimas eleições.

Canata está preso desde julho de 2020, suspeito de chefiar o tráfico de drogas do município. De acordo com a polícia, foram encontrados na casa do vereador aproximadamente 30 kg de crack e armas.

O presidente da Câmara de Alvorada do Sul, Nivaldo Palaro, comentou que, por se tratar de uma situação inusitada, os demais vereadores devem se reunir em breve para definir se a Câmara vai pagar os salários do parlamentar ou se o subsídio será suspenso enquanto ele estiver preso.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

“Nunca vi algo desse tipo, mas se o juiz liberou ele concorrer a eleição e o diplomou, a Câmara deve empossá-lo. A posse foi determinada pela Justiça, não é uma decisão nossa. Agora, a comissão vai definir se ele recebe ou não o subsídio. No ano passado, o salário foi suspenso”, disse Palaro.

A Câmara Municipal informou que há orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná para suspender o pagamento neste caso. Por se tratar de uma orientação, e não de determinação obrigatória, a defesa de Canata pode recorrer caso não aceite a decisão da Câmara. Os advogados também podem entrar com um pedido de licença para o parlamentar por 120 dias.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!
+ 6 fotos em que o design de interiores do banheiro foi um fracasso total. Confira!
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel