Vereador do PL é preso por apoio a facção em operação no RJ

Integrantes do Terceiro Comando Puro contavam com apoio político para ações criminosas

Vereador do PL é preso por apoio a facção em operação no RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta terça-feira, 25, a “Operação Muro de Favores”, uma ação estratégica que visa desmantelar uma complexa estrutura criminosa ligada à facção TCP (Terceiro Comando Puro) na Baixada Fluminense. Quatro pessoas foram presas na ação, incluindo o vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti.

O principal alvo da ação é o desmantelamento da rede que atuava nas comunidades de Trio de Ouro (São João de Meriti), Guacha e Santa Tereza (Belford Roxo), onde os criminosos contavam com apoio político para a prática de diversos delitos.

Áudios e mensagens interceptadas comprovaram que Aleixo ofereceu material e suporte para a construção de barricadas em Vilar dos Telles — uma prática recorrente da facção para dificultar a entrada das forças de segurança e o acesso a serviços públicos. As provas indicam, ainda, que o vereador negociava vagas de nomeação em troca de apoio político.

Segundo a Polícia Civil, o principal objetivo é desmantelar a estrutura hierárquica e financeira do TCP e remover as barricadas e obstáculos instalados nas entradas das comunidades, que historicamente impedem o acesso policial e de serviços essenciais à população.