O vereador de Maringá Lemuel Rodrigues (PDT) será obrigado a pagar uma indenização de R$ 100 mil após o Ministério Público do Paraná (MP-PR) concluir apropriação indevida de recursos doados a sua ONG “Salvando Vidas”. A organização é voltada para o cuidado de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.
Segundo a investigação, a ONG sequer existiu formalmente entre 2021 e 2022. Nesse intervalo, a quantia doada à iniciativa não foi convertida para a causa animal, mas sim confiscada por Lemuel Rodrigues para uso pessoal. Em uma das campanhas e vaquinhas online, ele chegou a arrecadar R$ 230 mil – sem somar os demais valores depositados diretamente em sua conta Pix.
+ Orelha e Abacate: veja como estão investigações sobre morte de cães comunitários
+ Projeto Cuidado Animal ajuda pets e famílias em quadro de vulnerabilidade social
O MP também divulgou que cerca de 200 animais que deveriam estar sob a tutela da ONG Salvando Vidas foram deixados em estado de abandono. Devido às infrações, o caso é tratado como dano coletivo e maltrato de animais.
Mesmo que Lemuel ainda não fosse vereador na época da fraude, o parlamentar tem como principal bandeira política a luta a favor dos animais. Seu perfil nas redes sociais é quase inteiramente dedicado ao tema.

A defesa do vereador ainda pode recorrer da decisão. Ele alegou respeitar o poder do Judiciário, mas não considera a condenação justa por desconsiderar sua a trajetória de proteção e cuidado com os animais.