Abel Ferreira tem deixado grandes marcas no futebol brasileiro. Além dos títulos da Copa Libertadores (2020 e 2021), da Copa do Brasil (2020), da Recopa Sul-Americana (2022) e do Paulistão (2022), o técnico do Palmeiras e sua personalidade motivam discussões e cativam torcedores. Agora, o treinador português se prepara para receber o título de cidadão paulistano pela Câmara de Vereadores.

Na quinta-feira, Abel recebeu a visita do vereador Toninho Vespoli (PSOL) na Academia de Futebol do Palmeiras. O parlamentar procurou o técnico para colher sua assinatura e dar anuência para o recebimento do título.

“A ideia do título surgiu após a conquista do tri da Libertadores. Não apenas por uma questão do clube em si, mesmo eu sendo palmeirense, mas por todo o trabalho feito pelo Abel, principalmente durante a pandemia, essa questão do ‘Todos somos um’ do cuidado com os funcionários do clube. Isso é importante. Um protagonismo não apenas dos jogadores, mas de cada trabalhador dentro da instituição Palmeiras”, explicou o vereador ao Estadão. Vespoli também reforçou o papel que o clube palestrino tem na divulgação da cidade de São Paulo com as conquistas internacionais.

“Os títulos do Palmeiras garantem um destaque ao nome da cidade onde o clube está. Cada vez que o Palmeiras joga e é campeão será dito ‘é aquele time do Brasil, de São Paulo’. Além disso, palmeirenses de todo o Brasil vêm até a cidade para ver o clube jogar. No fundo, acaba favorecendo o crescimento do turismo na cidade. Vale destacar os coletivos progressistas de torcedores do Palmeiras, como por exemplo o ‘Porcomunas’, ‘Palestra Sinistro’ e o movimento ‘Ocupa Palestra’, com quem tenho contato e foram a ponte para conseguirmos um contato e a assinatura do técnico na anuência”, relatou o vereador.

Nascido em Penafiel, no norte de Portugal, Abel Ferreira não havia conquistado títulos como treinador de futebol profissional até chegar ao Brasil para treinar o Palmeiras. Aos 43 anos, o treinador renovou seu vínculo com o time alviverde para permanecer no comando técnico da equipe até 2024. Adaptado ao futebol brasileiro, Abel conseguiu convencer sua mulher, com ajuda de alguns atletas do elenco, a se mudar para São Paulo, ao lado das duas filhas.

“O técnico e sua equipe foram super solícitos. Ele topou receber essa homenagem, ainda mais agora que sua família está morando aqui. Na conversa com minha assessoria, Abel destacou a preocupação com o crescente número de pessoas em situação de rua e vulnerabilidades e como nós enquanto sociedade poderíamos resolver essa questão”, contou Toninho Vespoli.

Após a coleta da assinatura do técnico, o vereador dará prosseguimento à concessão do título na Câmara de Vereadores. “Agora é esperar coletarmos as 38 assinaturas, protocolar o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) e votar. A maioria simples aprova a propositura e, após aprovada, marcarmos a data da entrega. Queremos tentar aprovar nos próximos 15 dias”, declarou o vereador.

HONRARIA

Após a conquista do primeiro título da Libertadores, Abel Ferreira teve um curto período de férias no início de 2021, quando pôde voltar a Portugal. Na capital Lisboa, foi recepcionado pelo presidente lusitano Marcelo Rebelo de Sousa, na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, e foi condecorado como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Abel Ferreira prepara o Palmeiras para seu segundo jogo no Campeonato Brasileiro. A missão é apagar a má impressão deixada na rodada inaugural, quando perdeu para o Ceará, no Allianz Parque, por 3 a 2. O time alviverde visita o Goiás, neste sábado, às 16h30.