O tempo quente e os ventos devem prejudicar os esforços das equipes que tentam debelar o incêndio que consome as florestas de Alberta, que continuam se alastrando sobre a região produtora de petróleo.

O fogo já atingiu mais de uma região do tamanho da cidade de Calgary, a mais populosa da província de Alberta, de acordo com autoridades.

“É um crescimento bastante significativo”, disse Travis Fairweather, do corpo de bombeiros local, à rede de televisão CBC. “O fogo está se alastrando por causa do vento.”

O incêndio continua a ameaçar os complexos de extração de petróleo das areias betuminosas da região. Na segunda-feira, 8 mil trabalhadores foram retirados da região. As chamas estão próximas de duas grandes minas, uma operada pela Suncor Energy e outra por sua subsidiária, a Syncrude, ambas localizadas OA norte de Fort McMurray, que foi devastada no início do mês.

O incidente, que se arrasta desde o início de maio, obrigou a interrupção da produção em alguns complexos e levou à redução da produção local de ao menos 1 milhão de barris por dia, ou cerca de 40% da capacidade total de produção na região das areias betuminosas. A persistência do incêndio levou alguns operadores a abandonar planos de reiniciar a extração esta semana. Fonte: Dow Jones Newswires.