A seleção venezuelana venceu Malta por 1 a 0 nesta quarta-feira no primeiro de dois amistosos do time comandado por José Pekerman, que enfrentará a Arábia Saudita na Espanha na próxima semana.

A ‘Vinotinto’ conseguiu o triunfo com uma excelente cabeçada de Salomón Rondón aos 34 minutos no Estádio Nacional Ta’Qali, a cerca de 10 km da capital maltesa, Valletta.

A Venezuela enfrentará a Arábia Saudita, classificada para a Copa do Mundo, no dia 9 de junho, no Estádio Nueva Condomina, em Múrcia, na Espanha.

As arquibancadas, embora quase vazias, reuniram uma pequena, mas barulhenta torcida venezuelana. Devis Mangia, o treinador de Malta, que, assim como a Venezuela, nunca se classificou para uma Copa do Mundo, aproveitou a partida para testar vários jogadores para a Liga das Nações.

O time maltês não exigiu muito da Venezuela, com um único chute a gol, permitindo que Pekerman experimentasse diferentes esquemas táticos.

Os visitantes pressionaram um pouco mais, com algumas chances antes de Rondón ampliar sua marca como artilheiro da seleção venezuelana com 35 gols em 89 jogos. Yangel Herrera tentou marcar o segundo na reta final (84).

Rondón desviou de cabeça um cruzamento preciso de Yeferson Soteldo, após boa recuperação do estreante Christian Larotonda antes do meio de campo.

Os venezuelanos estão concentrados em Múrcia desde 22 de maio, no primeiro módulo internacional do técnico argentino, contratado em novembro do ano passado com vistas à Copa do Mundo norte-americana de 2026.

A Venezuela fechou sua participação nas eliminatórias para o Mundial do Catar-2022 com 10 pontos, sua pior pontuação desde as eliminatórias para a França-1998.

Pekerman – técnico da Argentina na Copa da Alemanha-2006 e da Colômbia nos Mundiais do Brasil-2014 e da Rússia-2018 – dirigiu os últimos quatro jogos do ciclo, que serviram de diagnóstico. Ele pediu paciência.

A Vinotinto ficou dois anos e meio sem disputar amistosos.

O último havia sido em 19 de novembro de 2019, em que a seleção sul-americana, então comandada por Rafael Dudamel, venceu o Japão por 4 a 1 em Osaka.

jt/ol/aam