CARACAS, 11 SET (ANSA) – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (11) o lançamento do “Plano Independência 200”, uma nova estratégia militar que prevê a mobilização das Forças Armadas e de milícias bolivarianas em resposta à crescente tensão com os Estados Unidos.
Segundo o chavista, a medida prevê a ativação de 284 “frentes de batalha” em pontos estratégicos do país, com o objetivo de manter “as costas livres de imperialistas, invasores e grupos violentos”.
Ao lado do ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, o chefe de Estado proclamou que “os mares, as terras e as montanhas pertencem ao povo venezuelano e jamais ao império norte-americano”.
A iniciativa de Caracas se dá após os EUA terem enviado navios de guerra e submarinos ao Mar do Caribe, em uma operação que a Casa Branca justificou como “antidrogas”. Nos últimos dias, Washington bombardeou uma embarcação venezuelana, matando seus 11 tripulantes, que segundo o governo de Donald Trump, eram “narcotraficantes” ligados ao grupo criminoso Tren de Aragua.
Padrino acusa as autoridades americanas de se aproveitar da presença de sua Marinha no Caribe para criar “falsos positivos” e justificar uma “agressão militar” contra o país latino.
(ANSA).