Venezuela diz que exportação de petróleo prossegue apesar de ameaça dos EUA

CARACAS, 17 DEZ (ANSA) – O governo da Venezuela garantiu nesta quarta-feira (17) que as exportações de petróleo continuam normalmente, apesar do bloqueio naval “completo” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.   

O republicano disse que a Marinha americana impediria a entrada e saída de navios petroleiros do país latino-americano, em mais um degrau da escalada militar para tentar derrubar o regime de Nicolás Maduro.   

“As operações de exportação de petróleo venezuelano e de seus derivados prosseguem através de esquemas seguros e com plenas garantias, apesar da tentativa de embargo ilegal e ilegítimo”, disse a vice-presidente Delcy Rodríguez em publicação no Telegram.   

“A Venezuela fará com que seus direitos em matéria de livre comércio e livre navegação sejam respeitados”, acrescentou a vice de Maduro, cujo governo definiu o bloqueio naval como uma “ameaça grotesca” e “irracional” voltada a “roubar a riqueza” do país.   

“A verdadeira intenção sempre foi se apropriar do petróleo, das terras e dos minerais do país por meio de campanhas massivas de mentiras e manipulação”, acrescentou a administração chavista, ressaltando que Caracas “nunca mais será colônia de nenhum império ou potência estrangeira”. (ANSA).