Vídeos mostram explosões e sobrevoo de aviões em ataque dos EUA à Venezuela

Fortes explosões e sobrevoo de aviões foram ouvidos em Caracas e outras regiões nas primeiras horas deste sábado.

Vídeos mostram explosões e sobrevoo de aviões em ataque dos EUA à Venezuela

Nas primeiras horas deste sábado, 3, explosões e sons de aeronaves foram registrados em Caracas e outras regiões da Venezuela. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que forças americanas realizaram um ataque em larga escala contra o país e capturaram Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, que foram retirados da Venezuela por via aérea.

A operação, segundo Trump, foi conduzida em conjunto com agências de aplicação da lei dos EUA. O governo venezuelano denunciou a ação como agressão militar e decretou estado de emergência nacional.

 

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram grandes incêndios com colunas de fumaça, embora não seja possível determinar a localização exata das explosões, que parecem ter ocorrido no sul e leste da capital.

As primeiras explosões foram ouvidas em torno das 02h00, seguida de outra às 02h38, enquanto aeronaves continuavam sobrevoando a cidade.

As explosões ocorrem depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, que enviou uma frota de navios de guerra para o Caribe, mencionar a possibilidade de ataques em território venezuelano e afirmar que os dias do presidente Nicolás Maduro no poder estavam “contados”.

Trump alegou nesta segunda-feira que os Estados Unidos destruíram um porto usado por embarcações supostamente envolvidas com o narcotráfico na Venezuela, o que seria o primeiro ataque terrestre dos EUA em solo venezuelano.

Maduro reagiu à fala de Trump afirmando que “o sistema de defesa nacional garantiu e continua a garantir a integridade territorial, a paz do país e o uso e gozo de todos os nossos territórios”.

Trump acusa Maduro de chefiar uma rede de narcotráfico, acusação que Caracas nega, alegando que Washington quer derrubá-lo para se apoderar das reservas de petróleo do país.

Governo venezuelano denuncia “agressão gravíssima” dos EUA ao país

O governo venezuelano denunciou neste sábado uma “agressão militar gravíssima” dos Estados Unidos contra alvos civis e militares nos estados de Miranda, Aragua, La Guaira e na capital do país, Caracas, e ordenou “o destacamento do comando para a defesa integral da nação”.

Em nota, o governo da Venezuela convocou a população às ruas. “O governo bolivariano convoca todas as forças sociais e políticas do país a ativarem seus planos de mobilização e repudiar este ataque imperialista.”

O comunicado acrescentou que o presidente Maduro “ordenou a implementação de todos os planos de defesa nacional” e declarou ““estado de perturbação externa”.

“A Venezuela rechaça, repudia e denuncia à comunidade internacional a grave agressão militar perpetrada pelo atual governo dos Estados Unidos da América contra o território e a população venezuelana.”