Cultura

Veneza transmitirá concerto por streaming para chineses

VENEZA, 14 FEV (ANSA) – A cidade de Veneza promoverá um concerto especial no próximo dia 23 de fevereiro para ser transmitido por streaming aos chineses bloqueados em Wuhan, cidade epicentro do novo coronavírus. Organizado e promovido pela fundação Ugo e Olga Levi, em conjunto com o Conservatório Benedetto Marcello e com o apoio de Francesco Stochino Weiss, operador cultural veneziano, o evento contará com apresentações musicais de jovens artistas chineses e italianos, todos estudantes do Conservatório de Veneza. O objetivo é fazer com que os habitantes da cidade chinesa atingida pela epidemia, atualmente em quarentena, se sintam menos solitários. O concerto começará no primeiro andar do Portego, um dos lugares mais espetaculares do Palazzo Pisani, onde serão realizadas apresentações musicais vocais e instrumentais. Posteriormente, na sala de concertos, haverá a encenação de “La serva padrona”, uma ópera engraçada de Giovanni Battista Pergolesi.   

No final, três músicas serão tocadas em streaming com Wuhan, sendo a última canção popular Molihua (“Fiori di gelsomino”).   

A iniciativa foi anunciada cerca de 10 dias depois da organização da Semana de Moda de Milão lançar uma campanha para permitir que chineses possam acompanhar os desfiles, que acontecem entre 18 e 24 de fevereiro, pela internet. Até o momento, o novo coronavírus já matou 1.381 pessoas na China, uma nas Filipinas e outra no Japão. No total, 63.932 casos da doença já foram confirmados. (ANSA)