Veneza ganha ‘rua dos pickpockets’ em protesto contra furtos

VENEZA, 26 AGO (ANSA) – Uma faixa com os dizeres “Rua dos Pickpockets” apareceu em uma via do centro histórico de Veneza, joia turística da Itália, para protestar contra a atuação de batedores de carteira na cidade.   

O manifesto foi pendurado no início da Calle della Mandola, rua estreita que conecta as praças Sant’Angelo e Manin, a apenas 600 metros da Praça San Marco, no coração de Veneza.   

Os autores do protesto são desconhecidos, e a faixa utiliza o estilo gráfico das placas que nomeiam as vias da cidade, mas foi removida pela polícia local.   

A atividade de batedores de carteira em Veneza ganhou os holofotes mundiais em 2023, quando uma vereadora viralizou na internet ao gritar “attenzione pickpocket” para alertar pedestres distraídos na cidade.   

Há cerca de um mês, o prefeito Luigi Brugnaro chegou a pedir ajuda do governo italiano para combater os criminosos, que, segundo ele, foram beneficiados por uma reforma judicial aprovada em 2022.   

Brugnaro reclama sobretudo da regra que permite processar os “pickpockets” somente a partir de uma denúncia da vítima, procedimento que muitas vezes não é feito por turistas.   

A ideia do prefeito é fazer com que seja possível levar os batedores de carteira à Justiça mesmo sem a participação da vítima no processo. (ANSA).