VENEZIA, 23 NOV (ANSA) – A Praça San Marco, no coração de Veneza, ganhou clima natalino na noite do último sábado (22) com a iluminação de sua árvore de Natal: um imponente abeto natural de 15 metros de altura e 7 metros de largura.
A decoração combina luzes brancas quentes e efeitos estroboscópicos em branco frio, além de 200 estrelas luminosas.
No topo, uma estrela completa o cenário festivo.
A cerimônia contou com apresentação do coro veneziano Vocal Skyline, sob a direção de Marco Toso Borella. Antes do acendimento, foi inaugurada, sob as arcadas das Procuratie Vecchie, a nova edição do projeto “Murano ilumina o mundo”, que transforma toda a praça em uma galeria de arte a céu aberto.
A iniciativa ? promovida pela Cidade de Veneza, pela Venice Glass Week e pela Câmara de Comércio de Veneza-Rovigo ? chega ao terceiro ano reunindo 12 tradicionais fábricas de vidro de Murano e doze artistas e designers internacionais.
O resultado são 12 lustres criados especialmente para a exposição, respeitando rigorosos critérios de peso, dimensão e estrutura, adequados ao ambiente histórico da praça. As peças permanecerão expostas até 1º de março.
Além da Praça de São Marcos, outras áreas de Veneza também receberam iluminação especial. Os arcos das Procuratie Vecchie e das Procuratie Nuove foram tingidos de dourado, e as principais ruas e vielas da cidade ganharam luzes temáticas.
A tradicional pista de patinação no gelo do Campo San Polo será inaugurada no próximo sábado (29) e funcionará até 17 de fevereiro, o último dia do Carnaval.
“Em um momento histórico que continua a nos testar, queremos transmitir uma mensagem de serenidade e partilha a partir de um local icônico, conhecido em todo o mundo,” afirmou Simone Venturini, conselheiro de Turismo e Coesão Social. “O Natal em Veneza é um convite para redescobrir o espírito de comunidade e a força das nossas tradições, iluminadas este ano também pela excelência do vidro de Murano”.
Por sua vez, Paola Mar, conselheira de Promoção Territorial, destacou que a programação natalina abrange toda a região. “O Natal é uma celebração que envolve o centro histórico, as ilhas e o continente. Queremos oferecer aos moradores e visitantes uma experiência integrada.” Após o acendimento das luzes na Piazza Ferretto, em Mestre, a próxima etapa da programação será a iluminação da árvore no Lido, marcada para o dia 29 deste mês. (ANSA).