VENEZA, 17 NOV (ANSA) – A Prefeitura de Veneza abriu uma conta corrente para receber doações nacionais e do exterior em função das inundações que atingiram a cidade nos últimos dias.   

Desde a última terça-feira (12), a capital do Vêneto já registrou quatro marés superiores a 140 centímetros acima do nível médio da água, algo inédito para um único ano desde 1872.   

A maior delas teve 187 centímetros e alagou mais de 80% do centro histórico veneziano.   

“Veneza foi atingida por uma maré excepcional, a segunda mais elevada na história e que causou grandes danos à cidade, aos moradores e às atividades econômicas”, disse o prefeito Luigi Brugnaro na última sexta-feira (15).   

A água invadiu edifícios públicos, residências, a Basílica de San Marco, museus, lojas e atividades artesanais. “Se você quiser dar sua contribuição para apoiar Veneza e seus moradores, pode fazê-lo por meio de uma doação que será destinada à recuperação do que foi danificado por esses eventos excepcionais”, acrescentou.   

Para doações do exterior, o código Iban é “IT 24 T 03069 02117 100000 018767”, e o BIC, “BCITITMM”. O nome da conta é “Comune di Venezia – Emergenza acqua alta”. (ANSA)