Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – As vendas no varejo brasileiro cresceram 21% em maio frente ao mesmo mês do ano passado, em dados que descontam a inflação, mostrou nesta terça-feira o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que monitora mensalmente 1,4 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve aumento de 36,7% na mesma base de comparação. Efeitos de calendário beneficiaram o resultado de maio deste ano, que contou com um dia útil a mais que em igual período de 2020.

Foi o segundo mês seguido de aceleração das vendas registradas pelo ICVA.

“Assim como observado em abril, a forte alta das vendas no mês de maio está relacionada com a fraca atividade comercial verificada no mesmo mês do ano passado, quando boa parte do comércio estava de portas fechadas por conta da pandemia da Covid-19”, disse o chefe de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi.

“Em termos nominais, os resultados de maio deste ano mostram que estamos próximos do patamar registrado antes da pandemia, embora ainda cerca de 3% abaixo do observado em maio de 2019.”

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