(Reuters) – As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 7,6% entre 1º de novembro e 24 de dezembro, o que abrange a maior parte da temporada de festas, com grandes descontos atraindo consumidores ávidos por ofertas, mostrou um relatório da Mastercard nesta segunda-feira.

O aumento é maior do que o crescimento de 7,1% que a Mastercard havia previsto em setembro, quando citou que os consumidores antecipariam as compras para outubro em busca de ofertas antecipadas.

Mas o dado é menor do que o aumento de 8,5% do ano passado, conforme a inflação mais alta em décadas, o aumento das taxas de juros e a ameaça de uma recessão tornaram os consumidores cautelosos.

Varejistas, incluindo Amazon.com Inc e Walmart Inc, ofereceram grandes descontos nos Estados Unidos durante a temporada de festas para se livrar do excesso de estoques e trazer os mesmos de volta aos níveis normais.

Isso levou a uma forte demanda por tudo, de brinquedos a eletrônicos, durante o período de cinco dias entre o Dia de Ação de Graças e a Cyber Monday.

No entanto, as vendas de eletrônicos caíram 5,3% no período mais amplo de aproximadamente dois meses, de acordo com o relatório Mastercard SpendingPulse.

Já as vendas nas categorias de vestuário e restaurantes subiram 4,4% e 15,1%, respectivamente, ajudando a impulsionar o número geral.

As vendas online saltaram 10,6% no período, um pouco menos que o aumento de 11% no ano passado, segundo o relatório da Mastercard.

Enquanto isso, durante a semana cibernética, as vendas totais no varejo aumentaram cerca de 11%, mostrou um relatório separado do Mastercard SpendingPulse no final de novembro.

O Mastercard SpendingPulse mede as vendas de varejo na loja e online em todas as formas de pagamento. Exclui vendas automotivas.

(Reportagem de Ananya Mariam Rajesh e Ann Maria Shibu em Bengaluru)

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