As vendas no varejo caíram 17,2% na primeira quinzena de maio em relação ao mesmo período de 2015, indica balanço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As transações a prazo registraram queda de 15,7% e os pagamentos à vista, de 18,7%.

Em comparação com a primeira quinzena de abril, os resultados foram positivos. A média de crescimento foi de 19,8%, com alta de 1,1% nas vendas a prazo e avanço de 38,5% nas transações à vista. A elevação se justifica pelo Dia das Mães – ainda assim, os resultados ficaram abaixo da média dos últimos três anos. Os consumidores têm preferido adquirir presentes de menor valor, como roupas e calçados, o que pode explicar maior alta das negociações à vista.

Os recuos na primeira quinzena de maio de 2016 frente ao ano passado se devem a fatores macroeconômicos e à crise político-institucional pela qual passa o País. O presidente da ACSP, Alencar Burti, comenta, em nota distribuída à imprensa, que “com a chegada do novo governo não se espera nenhuma reação imediata do varejo, mas é possível que, passado o calor do momento, a economia se acalme um pouco e as quedas nas vendas passem a ser menores”.