As vendas do comércio varejista subiram 1,2% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 7, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado contrariou a mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro, que era de queda de 0,45%, vindo bem acima dela. E ficou dentro do intervalo das previsões, de baixa de 1,7% a avanço de 2,5%, na pesquisa Projeções Broadcast.

Na comparação com janeiro de 2019, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,7% em fevereiro de 2020. Nesse confronto, também superaram a mediana, que indicava crescimento de 2,1%, com intervalo de estabilidade (0,0%) a alta de 7,5%.

As vendas do varejo restrito acumulam crescimento de 3,0% no ano de 2020. A taxa em 12 meses ficou positiva em 1,9%.

Varejo ampliado

No varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,7% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio acima da mediana das estimativas, positiva em 0,30%, dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, e dentro do intervalo das previsões, de um recuo de 1,10% a alta de 1,30%.

Na comparação com fevereiro de 2019, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 3,3% em fevereiro de 2020. Nesse confronto, as projeções variavam de uma redução de 1,30% a avanço de 4,90%, com mediana positiva de 2,85%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumulam alta de 3,4% no ano e avanço de 3,6% em 12 meses.

Média móvel trimestral

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve queda de 0,2% em fevereiro, informou o IBGE.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou avanço de 0,2% em fevereiro.