Vendas de soja do Brasil evoluem pouco com aposta em preço melhor, diz Safras

Vendas de soja do Brasil evoluem pouco com aposta em preço melhor, diz Safras

SÃO PAULO (Reuters) – A comercialização da safra de soja do Brasil 2020/21 atingiu 81,9% do total projetado, uma evolução mensal de 2,7 pontos percentuais, ficando abaixo da média histórica para o período, com produtores à espera de melhores preços, apontou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado.

Esse ritmo de vendas mais lento também acontece com os negócios antecipados para a nova temporada (2021/22).

O setor havia comercializado 95,7% da safra velha no mesmo período do ano passado, segundo a consultoria, apontando que a média de vendas nesta época é de 83,5%.

“No período, a comercialização evoluiu pouco… devido à postura mais retraída do produtor, que aposta em preços melhores”, disse a consultoria em relatório.

As vendas antecipadas de soja do Brasil para 2021/22 atingiram 23,7% de uma safra futura projetada em 142,24 milhões de toneladas. Em junho, o número era de 21,5%.

Em igual período do ano passado, o índice de vendas para a nova safra era de 43,3% e a média dos últimos cinco anos é de 20,6%.

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH750YT-BASEIMAGE