BOLONHA, 28 FEV (ANSA) – As vendas de mortadela Bologna, produto italiano com indicação geográfica protegida (IGP), cresceram 33,3% no Brasil em 2022.   

O número foi divulgado nesta terça-feira (28) pelo consórcio italiano que reúne produtores desse tipo de mortadela.   

Segundo o grupo, a produção no ano passado totalizou 38,1 milhões de quilos, enquanto as vendas somaram 33,1 milhões de quilos, o que significa altas de 1,3% e 2,5%, respectivamente, em relação a 2021.   

O mercado interno responde por 81% das vendas da mortadela Bologna, enquanto as exportações representam 19%.   

O faturamento nos países da União Europeia registrou aumento de 6,7% em 2022, enquanto nas nações extracomunitárias o crescimento foi mais tímido, de 1,9%. Ou seja, a expansão no mercado brasileiro está acima da média.   

“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados pela Mortadela Bologna IGP, que se confirma como o embutido mais amado pelos italianos depois do presunto de Parma”, diz Guido Veroni, presidente do consórcio. (ANSA).