São Paulo, 6 – As vendas internas de máquinas agrícolas e rodoviárias no atacado atingiram 2,4 mil unidades em fevereiro, queda de 22,5% na comparação com igual mês do ano passado, mas avanço de 49,7% ante janeiro, divulgou nesta terça-feira, 6, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No acumulado do ano, o segmento cai 30,2% ante igual período de 2017.
A produção de máquinas agrícolas e rodoviárias, por sua vez, chegou a 3,9 mil unidades em fevereiro, retração de 10% em comparação com igual mês do ano passado, mas expansão de 43,6% em relação a janeiro. O número de unidades fabricadas tem expansão de 1,4% no acumulado dos dois primeiros do ano ante igual período de 2017, para 6,6 mil.
As exportações de máquinas agrícolas, em valores, totalizaram US$ 293,7 milhões no segundo mês de 2018, alta de 56,2% na comparação com igual mês do ano passado, mas queda de 2,9% ante janeiro. No ano, as vendas externas acumulam alta de 79,8%, para US$ 596,1 milhões.
O total de máquinas agrícolas exportadas em fevereiro chegou a 982 unidades, crescimento de 32,2% em relação a igual mês do ano passado. Em comparação com janeiro, houve aumento de 26,7%. No acumulado do ano, os embarques avançam 50,6%, para 1,7 mil unidades.