Vencedor do Grammy, rapper Young Thug pode ser condenado à prisão perpétua

Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

O rapper americano Young Thug, de 31 anos, passa por problemas com a lei nos Estados Unidos: ele enfrenta oito acusações relacionadas a gangues. Se for condenado, pode ter como pena a prisão perpétua.

Em 9 de maio de 2022, Jeffrey Lamar Williams — nome verdadeiro do artista — foi preso e inicialmente acusado de conspirar para violar a Lei das Organizações Corruptas e Influenciadas por Extorsores do estado da Geórgia (EUA) e de participar de atividades criminais ligadas a gangues de rua.

Posteriormente, o artista de 31 anos foi novamente acusado de participar de atividades criminais de gangues, além de violar três vezes a Lei de Substâncias Controladas da Geórgia, possuir uma arma de fogo durante o cometimento de um crime e possuir uma metralhadora.

Young Thug é acusado de ser o fundador da gangue Young Slime Life (YSL), e outras 27 pessoas são indiciadas por associação com o grupo em um grande processo na Geórgia. A sigla é a mesma da gravadora do artista, Young Stoner Life, que não é citada nos processos.

Muitos dos indiciados — inclusive o rapper Gunna — têm aceitado acordos judiciais para fornecer informações à polícia em troca de liberdade da prisão. Young Thug, entretanto, não é um deles: ele se declarou inocente de todas as acusações, com seus advogados tendo alegado que a YSL é apenas uma gravadora.

Se for condenado, o rapper pode pegar de 20 anos de prisão (pelas acusações de crime organizado) à prisão perpétua (pelas acusações de assassinatos supostamente cometidos pela YSL com o conhecimento de Thug). Atualmente, o processo está em fase de seleção do júri.