Diz a Constituição de 1988 que a função de um deputado ou deputada é legislar — ou seja, criar leis estaduais que visem atender às necessidades de alguma área da sociedade. Eles propõem projetos e programas ao longo de um mandato de quatro anos dentro da Câmara e podem variar em quantidade. Não há mínimo ou máximo.
Porém, existem alguns deputados que somam um número de propostas de autoria própria fora do padrão, seja pela abundância ou pela escassez. O site IstoÉ realizou um levantamento por meio de informações da Câmara de Deputados para identificar quais foram os profissionais que apresentaram menos e mais projetos durante o ano de 2024.
Os menos ativos
Entre os 513 deputados federais que compõem a Câmara, muitos propuseram menos de dez projetos ao longo de 2024. Destaque negativo para o deputado de São Paulo Paulinho da Força (Solidariedade-SP), com apenas 3 propostas. Vale lembrar que ele tirou licença durante este ano por motivos de saúde e para “tratar de interesse particular”, o que rendeu ao deputado alguns dias longe das atividades legislativas.
Os outros três políticos na lista dos ‘menos ativos’ também passaram por períodos de licenças — derivadas das mesmas razões identificadas pelo deputado (saúde e interesse particular).
Entre os dez parlamentares com menos projetos apresentados em 2024, o Partido Liberal (PL) lidera o ranking, com três deputados.
- Paulinho da Força (Solidariedade – SP) – 3 propostas
- Ricardo Guidi (PL – SC) – 4 propostas
- Fábio Macedo (Podemos- MA) – 5 propostas
- Josimar Maranhãozinho (PL – MA) – 5 propostas
- Marcos Aurélio Sampaio (PSD – PI) – 6 propostas
- Euclydes Pettersen (Republicanos – MG) – 7 propostas
- Robério Monteiro (PDT – CE) – 7 propostas
- Antônio Doido (MDB – PA) – 8 propostas
- Vinicius Gurgel (PL – AP) – 8
- Aguinaldo Ribeiro (PP – PB) – 9 propostas
Os mais ativos
Já os deputados dez deputados com mais projetos em 2024 somam um número superior a 1000 propostas. Entre os dez primeiros está Marcos Pereira (Republicanos-SP), também de São Paulo, aparece na liderança com 4426 proposições legislativas de sua autoria.
Marcos Pereira é presidente do partido Republicanos e ligado à Igreja Universal. Em 2023, ele já havia conquistado o posto de deputado com mais projetos apresentados, repetindo – e aumentando – o feito na temporada atual.
O segundo e terceiro lugar são ocupados por um delegado e um sargento, respectivamente. O Delegado Paulo Bilynsky (PL), na segunda posição, é conhecido por suas posições a favor do porte de armas e da prática de tiro, além de ter sido contra o uso de câmeras corporais em agentes da polícia.
Já o Sargento Portugal (PODE), logo atrás, também se destacou pela grande quantidade de propostas, empatando com a deputada Laura Carneiro (PSD) e somando 1487 projetos.
- Marcos Pereira (Republicanos – SP) – 4426 propostas
- Delegado Paulo Bilynskyj (PL – SP) – 1627 propostas
- Sargento Portugal (Podemos – RJ) – 1487 propostas
- Laura Carneiro (PSD – RJ) – 1487 propostas
- Gilson Marques (Novo – SC) – 1320 propostas
- Chico Alencar (Psol- RJ) – 1298 propostas
- Célia Xakriabá (Psol – MG) – 1168 propostas
- Raimundo Santos (PSD – PA) – 1095 propostas
- Saullo Vianna (União – AM) – 1028 propostas
- Patrus Ananias (PT – MG) – 994 propostas