Veja quem é Larissa Iapichino, joia do atletismo italiano

ROMA, 22 JUL (ANSA) – A italiana Larissa Iapichino, filha da medalhista olímpica Fiona May, venceu neste domingo (21) a final do Campeonato Europeu de atletismo sub-20, em Boras, na Suécia.   

A atleta de 17 anos repetiu o feito da mãe, que conquistou o mesmo título há 32 anos, em Birmingham. Com a vitória, a jovem já está entre as principais joias do esporte do país.   

Na decisão da modalidade, Iapichino saltou 6,58 metros e superou a britânica Holly Mills e a sueca Tilde Johansson. Na mesma competição, só que em 1987, na Inglaterra, May também conquistou o título do Europeu sub-20.   

“Aos 17 anos, não acredito, é como um sonho. Eu sonhei com esse momento. Eu não sabia como seria ganhar uma medalha de ouro no Europeu, e agora eu digo: ‘isso é incrível'”, comemorou Iapichino.   

Natural de Borgo San Lorenzo, na região da Toscana, Iapichino nasceu em uma família fortemente ligada ao atletismo. Sua mãe foi uma das atletas mais importantes da Itália no salto em distância, conquistando duas medalhas olímpicas (1996 e 2000) e outras quatro em Mundiais, sendo duas delas de ouro. Já seu pai, Gianni, é um ex-atleta italiano do salto com vara e era treinador de Iapichino.   

A jovem italiana poderá defender seu título no próximo Europeu de atletismo, que será realizado em Tallinn, na Estônia, em 2021.   

Nesta edição de 2019, a Itália conquistou 11 medalhas no torneio, sendo elas cinco de ouro. No quadro de medalhas, o país ficou atrás apenas da Grã-Bretanha, que subiu no pódio em 15 ocasiões.(ANSA)