O novo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tem a posse marcada para a próxima segunda-feira, 20. A cerimônia será feita no Capitólio e determina o começo de um novo mandato presidencial.
Apesar da repercussão fora do país, a solenidade de oficialização não costuma convidar nenhum presidente estrangeiro. Essa é uma maneira dos EUA reafirmarem a própria soberania, demonstrando que suas eleições não precisam de validação internacional.
Porém, Trump escolheu quebrar o ritual padrão e chamou líderes mundiais para comparecerem ao evento. Alguns chefes de estado – alinhados à política do republicano – foram convidados, incluindo o presidente da Argentina, Javier Milei.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi chamado pelo estadunidense e, devido a isso, a embaixadora Maria Luiza Viotti irá representar o governo brasileiro na cerimônia. Além do Brasil, os demais países cujos líderes não foram convidados serão simbolizados por embaixadores.
Os bilionários Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg, donos das principais big techs do mundo, marcarão presença na oficialização da posse. As empresas Tesla, Amazon e Meta, além disso, fizeram doações milionárias à campanha de Donald Trump.
+ Posse de Trump será realizada dentro do Capitólio devido ao frio
+ China anuncia que vice-presidente irá à posse de Trump
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), está entre os políticos convocados, mas não comparecerá à cerimônia. Isso porque Bolsonaro está sendo investigado pela Justiça brasileira e, dessa forma, tem o passaporte retido. O ex-militar chegou a solicitar permissão ao STF para viajar, sem sucesso. Devido a isso, Michelle Bolsonaro – esposa de Jair Bolsonaro – irá representá-lo na solenidade.
Veja quais políticos mundiais foram convidados
- Javier Milei – presidente da Argentina
- Xi Jinping – presidente da China (recusou o convite)
- Giorgia Meloni – primeira-ministra da Itália
- Viktor Orbán – primeiro-ministro da Hungria (recusou o convite)
- Tino Chrupalla – membro do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD)
- Santiago Abascal – membro do partido de extrema-direita espanhol VOX