Veja quais estados têm alerta laranja para tempestades neste domingo

Há previsão de queda de granizo em algumas regiões

Secom PR/Divulgação
Como ficou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu após tornado Foto: Secom PR/Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a acionar o alerta laranja para tempestades neste fim de semana, após a passagem de tornados pelo Brasil, na última sexta-feira, 7. No Paraná, o fenômeno climático ocorrido no fim da tarde deixou 775 feridos e seis mortos em Rio Bonito do Iguaçu, no interior do estado.

+ Cidade do interior do Paraná é destruída por tornado; veja antes e depois

Agora, segundo a empresa, não há um novo tornado previsto até o momento, porém o alerta para tempestade com queda de granizo e risco de alagamentos continua para sete estados brasileiros. São eles:

  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo;
  • Espírito Santo;
  • Minas Gerais;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul.

Segundo o Inmet, há previsão para chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Há risco também de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Tornado no Paraná

Ao menos seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas na passagem de um tornado pela cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no estado do Paraná, com um rastro de destruição sem precedentes na região. Os ventos arrastaram carros e derrubaram casas na cidade de 14.000 habitantes, que fica a quase 400 quilômetros de Curitiba. O fenômeno meteorológico atingiu a região com ventos de até 250 km/h. Moradores de Rio Bonito do Iguaçu descreveram um impacto súbito de um vendaval com tempestade e granizo, que durou apenas alguns minutos.

As vítimas foram atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, município vizinho, em um mutirão de médicos de diferentes localidades da região. “Há muitos feridos com a cabeça machucada. Fora dos hospitais, temos pelo menos três equipes de médicos e enfermeiros percorrendo a cidade para ver se há pessoas presas sob os escombros”, completou Sezar Augusto.

O prefeito também afirmou que o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato com ele se colando à disposição para ajudar na cidade. Já o governo do Paraná disse, em nota, que está “totalmente mobilizado e acompanhando com atenção as chuvas desta sexta-feira e o impacto dela nas cidades do estado”. MetSul destacou que o tornado é “um fenômeno de microescala (área muito pequena) e na maioria dos casos de curta duração (minutos)”.

“O tornado arrasador no município paranaense de Rio Bonito do Iguaçu se formou sob condições extremamente favoráveis no ambiente ciclogenético (de formação do ciclone) que organizou uma linha de instabilidade com tempestades severas a partir do Noroeste e o Norte gaúcho, onde ocorreram temporais. Ao avançar para Norte, esta linha pode ter causado tornado também no interior de Dionísio Cerqueira (SC), antes de alcançar o Paraná e gerar o tornado de Rio Bonito do Iguaçu. A instabilidade intensa avança agora pelo Paraná, onde o risco de novas tempestades severas é alto”, disse o MetSul.

Veja quais estados têm alerta laranja para tempestades neste domingo

Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, antes e depois de tornado – Reprodução/Google Street View