Veja passo a passo de como tirar sua Carteira Nacional Docente

Documento tem a intenção de modernizar a identificação profissional e será emitido pelo MEC

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A solicitação do documento deve ser feita de forma digital Foto: Freepik

O MEC (Ministério da Educação) inicia nesta quinta-feira, dia 16, a emissão da CNDB (Carteira Nacional Docente do Brasil). A medida estabelece uma padronização oficial para a identificação dos professores atuantes tanto na educação básica quanto no ensino superior em todo o território nacional. A CND é apresentada pelo governo como uma ferramenta essencial não apenas para a comprovação da função, mas, sobretudo, para a gestão e o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à classe.

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A solicitação do documento deve ser feita de forma digital, realizada por meio da plataforma e aplicativo GOV.BR. A abordagem espelha a estratégia de digitalização adotada para outros documentos de uso corrente no País, no intuito de conferir maior segurança e acessibilidade aos profissionais. O documento será válido por dez anos.

Veja, a seguir, o passo a passo para tirar a sua:

  • ir até a página Mais Professores via conta GOV.BR. É preciso ter CPF (Cadastro de Pessoa Física) regular junto à Receita Federal e estar em exercício da atividade;
  • o sistema vai trazer, automaticamente, os dados pessoais e informações sobre a instituição em que trabalha. Verificar os dados e confirmar as informações;
  • informar endereço e contato de e-mail e telefone;
  • colocar uma foto nos padrões do sistema;
  • visualizar a futura CNDB com foto e dados;
  • confirmar a emissão;
  • será exibida a versão digital da CNDB, com opção para download.