O MEC (Ministério da Educação) inicia nesta quinta-feira, dia 16, a emissão da CNDB (Carteira Nacional Docente do Brasil). A medida estabelece uma padronização oficial para a identificação dos professores atuantes tanto na educação básica quanto no ensino superior em todo o território nacional. A CND é apresentada pelo governo como uma ferramenta essencial não apenas para a comprovação da função, mas, sobretudo, para a gestão e o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à classe.
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A solicitação do documento deve ser feita de forma digital, realizada por meio da plataforma e aplicativo GOV.BR. A abordagem espelha a estratégia de digitalização adotada para outros documentos de uso corrente no País, no intuito de conferir maior segurança e acessibilidade aos profissionais. O documento será válido por dez anos.
Veja, a seguir, o passo a passo para tirar a sua:
- ir até a página Mais Professores via conta GOV.BR. É preciso ter CPF (Cadastro de Pessoa Física) regular junto à Receita Federal e estar em exercício da atividade;
- o sistema vai trazer, automaticamente, os dados pessoais e informações sobre a instituição em que trabalha. Verificar os dados e confirmar as informações;
- informar endereço e contato de e-mail e telefone;
- colocar uma foto nos padrões do sistema;
- visualizar a futura CNDB com foto e dados;
- confirmar a emissão;
- será exibida a versão digital da CNDB, com opção para download.