O Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ambos estados localizados na região Sul do Brasil, foram alvos de alertas para tempestades na terça-feira, 16. O aviso, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), se estende para esta quarta-feira, 17.

‘Grande perigo’: Inmet emite alerta de tempestade para RS e SC

Temporal em Porto Alegre provoca falta de luz, alagamentos e derruba teto de hospital

A região mais afetada pelo temporal de terça-feira foi Porto Alegre, capital do RS, que contabilizou estragos em diversos pontos do local. De acordo com a prefeitura, o impacto incluiu quedas de árvores, alagamentos, falta de luz e alguns hospitais alagados e destelhados.

Por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), informou que uma pessoa morreu no município de Cachoeirinha. “Nossa solidariedade aos familiares e amigos da vítima”, completou.

“É importante ressaltar que ainda estamos em situação de alerta para temporais na Região Metropolitana, Vale do Caí, Campos de Cima da Serra e Litoral. Existe a possibilidade de, no final desta quarta-feira, termos uma repetição dos episódios da noite passada nesta região”, afirmou.

Nas redes sociais, internautas divulgaram imagens dos estragos provocados pela tempestade.

“Deus nos ajude! Porto Alegre está destruindo (sic)”, escreveu Roger Informativo.

“A água que subiu pelos ralos na nossa casa. A chuva foi tenebrosa em Porto Alegre”, afirmou Rodrigo Rocha.

“Agora é resolver os estragos. Ainda bem que amenizou a chuva em Porto Alegre”, disse a internauta Léa Ethes.

“Meu nome é Rafael Rocha, sou ilustrador freelancer e acabei de perder a minha casa. A chuva desta madrugada (17) em Porto Alegre destelhou e alagou completamente toda a nossa residência. Estou tentando ligar para a Brigada e Bombeiros, mas ninguém atende. Eu preciso de ajuda!”, escreveu outro.

“(Uma) rua do bairro Itu Coinma, na Zona Norte da Capital, foi mais uma das centenas de vias da cidade que se transformaram em um rio, devido a grande quantidade de água da chuva. Os relatos de prejuízos por toda Porto Alegre não param de chegar”, comunicou o Porto Alegre 24 Horas.

“Mais registro de vendavais, desta vez em Gramado (RS)”, disse o perfil Tempo Oeste.

“Farmácia é atingida por temporal em Santa Maria, no Rio Grande do Sul”, mostra outro vídeo publicado no X.