“Eu sou astrólogo, vocês precisam acreditar em mim! Eu sou astrólogo e conheço a história do começo ao fim!” – cantava Raul Seixas na canção “Al Capone”, composta em parceria com Paulo Coelho. Esta quinta-feira, dia 6, não é somente Dia de Reis ou a data marcada para desmontar a decoração de Natal. A data que homenageia os três Reis Magos é também o Dia do Astrólogo, justamente pelo fato de Baltazar, Gaspar e Melquior terem seguido as estrelas para anunciar uma nova era.

A história desse famoso trio bíblico remete ao tempo no qual as figuras do sacerdote religioso, do cientista e do místico se fundiam em uma só. Em sua gênese, a astrologia era praticada por sábios e conselheiros de reis e nobres. As estrelas, as constelações e os planetas eram utilizados para inúmeras finalidades: localização geográfica, navegação, contagem do tempo e orientações das mais diversas. E tudo isso acontecia de maneira integrada à metafísica

É sob esse contexto que o estudo dos astros começa a se constituir como ciência. Até o Renascimento, não havia astrônomo que não fosse também astrólogo. Foi com a Reforma e a consequente Contrarreforma religiosa que começaram os primeiros ataques à astrologia. A partir daí e com a posterior revolução científica é que tem-se início ao processo que culminará com a divisão formal, no período do Iluminismo, entre a astrologia e a astronomia.

Enquanto a astronomia se concentrou na física, a astrologia abraçou a metafísica. É natural e até justificável essa divisão. Ao contrário do que muita gente ainda possa se equivocar, a separação do que se comprova uma realidade concreta e testada  experimentalmente daquilo que permeia a cultura e a cognição humanas não é incômodo para quem tem uma boa base filosófica e epistemológica. Até porque, entre a ciência e a fenomenologia das culturas, existe um universo de conhecimento permeado pela matemática, pela lógica e pela estética avassaladora do céu estrelado.

Afinal, não há nada mais onipresente e onipotente nessa vida que essa janela para o cosmos que temos sobre nossas cabeças. Aqui nesse pálido ponto azul, orbitando uma estrela bem modesta quando comparada à dimensão de outras estrelas pelo universo, também estamos em uma viagem em torno do centro da Via Láctea. Dado o fato de que, até o momento, ainda não temos nenhuma evidência concreta de vida em outros planetas, podemos dizer que somos todos reis. Ah, e também somos todos magos! Afinal, é muito privilégio estarmos nesse mágico cantinho em meio à imensidão do cosmos.

A Lua Nova transita, hoje, pelo místico signo de Peixes, ficando em harmonia com o futurista planeta Urano, no concreto signo de Touro. Que você se sinta realmente presenteado com muito ouro, incenso e mirra neste dia que homenageia os Reis Magos astrólogos!

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Observe: em meio ao conjunto de estrelas que representa o aguadeiro, a Lua Nova estará com pouco mais de 20% de iluminação, na direção Oeste. A rainha da noite estará próxima de Skat, a estrela Delta da Constelação de Aquário, e nos fará companhia no céu até por volta das 22h30, quando ficará abaixo da linha do horizonte visível.

– Dica: Se souber qual é o seu Ascendente, leia também as tendências para esse signo. Não sabe o seu ascendente? Calcule o seu Mapa Astral gratuitamente AQUI!

– Conheça também o meu site: www.virginiagaia.com.br

Áries: o céu ajuda você a utilizar bastante a intuição, ariano. Só cuidado para não ficar dispersivo. Procure dormir bem.

Touro: valorize as pessoas e as situações certas, taurino. Procure ouvir aqueles que também estão interessados em ouvi-lo.

Gêmeos: é importante saber assumir responsabilidades, geminiano. Aja com sabedoria e ouça os conselhos de quem for mais velho ou experiente.

Câncer: você está filosófico, canceriano. Procure concentrar-se naquilo que for produtivo. Emita opiniões somente com aquilo que tiver certeza para evitar desentendimentos.

Leão: saiba administrar bem os recursos que você tem ou divide com outras pessoas, leonino. É importante manter o controle, mas sem excesso de apego.

Virgem: seja diplomático, virginiano. É importante que você saiba onde quer chegar com as conversas e contatos que mantém.

Libra: cuidado com o excesso de afazeres ou o otimismo exagerado sobre prazos, libriano. É importante que você também reveja a sua rotina e cuide da sua saúde.

Escorpião: faça algo por você, escorpiano. Mesmo que a rotina e a agenda estejam apertadas, é importante buscar o bem estar e cuidar da sua saúde mental.


Sagitário: preserve a intimidade, sagitariano. Respeite o seu tempo e disposição, caso queira ficar mais quieto no seu canto.

Capricórnio: fomente o diálogo sem forçar a barra, capricorniano. Fale o que tem que ser dito, desde que você não se desgaste com isso.

Aquário: eleja prioridades e seja mais assertivo na sua ação, aquariano. Invista também mais tempo em você e no seu bem estar sem gastar muito.

Peixes: use a intuição e a sensibilidade ao seu favor, pisciano. Só não vale ficar ansioso ou muito vulnerável energeticamente.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias