Vitória da luz sobre a escuridão: este é o simbolismo que dá corpo a uma celebração milenar, presente em diversas culturas nesta época do ano, que dá o tom do astral do fim de semana. Isso porque neste sábado, dia 21 – exatamente às 6h03 (horário de Brasília) – acontece o fenômeno astronômico que marca o início do inverno, no Hemisfério Norte, e do verão, no Hemisfério Sul. Chamado de Solstício, ele determina o ingresso do Sol no signo de Capricórnio.
Essa festa de origem pagã, que tem raízes no período do Mesolítico, sinaliza o início do processo de sedentarização do ser humano. Com o aparecimento das primeiras civilizações, também foram criados os primeiros calendários e, assim, passamos a contabilizar o tempo para planejar a vida cotidiana. Nesse contexto, também surgem os primeiros astrônomos, astrólogos, matemáticos e sacerdotes da história, que passaram a atuar como conselheiros de reis e figuras de autoridade.
No Hemisfério Norte, onde as condições climáticas dessa época do ano são das mais severas, o Solstício de Inverno deu origem a diversas festividades religiosas que sobrevivem até os dias atuais. Na Roma Antiga, por exemplo, as pessoas aguardavam o nascer do Sol depois desta que é a noite mais longa do ano, para gritar ao amanhecer “Solis Invictus!”. Em tradução livre, a saudação ao “Sol Invicto” enaltece a estrela central do Sistema Solar que, mesmo depois do período de maior escuridão do ano, renasce no horizonte Leste para nos fornecer luz, calor e energia.
A memória dessas festas está registrada em diversas regiões do globo terrestre ao longo da história. Do relógio solar mais antigo encontrado até o momento – que fica na região de Nabta Plaia, Deserto da Núbia, na África, e foi construído por volta de 5 mil a.C – até a chegada do Papai Noel nos centros de compra da atualidade, os rituais podem mudar, mas o significado ainda é o mesmo.
É hora de festejar o privilégio de estarmos, em meio à imensidão do Universo, cercados de vida por todos os lados, neste pequeno planeta rochoso que é o nosso lar e ao qual chamamos de Terra. E foi assim que a data do Natal foi fixada pela Igreja Católica, aproveitando o período dessas festas multiculturais, dedicadas aos mais diversos deuses e deusas eleitos como representantes da luz.
Neste fim de semana, lembre-se: independente do quão sombrias possam ser algumas noites na vida, o Sol sempre renascerá! Então, celebre a luz, pois ela é realmente invencível!
Observe: a Lua Cheia torna-se Lua Minguante a partir do domingo, dia 22. Assim, a rainha da noite chegará mais tarde ao céu, ascendendo ao Leste por volta da meia-noite, ao longo do fim de semana. Com cerca de metade do corpo iluminado, o nosso satélite natural passará gradualmente da Constelação de Leão à Constelação de Virgem.
Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Aproveite melhor o horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente. Para saber dele, demais signos e planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO.
Assista à AULA ABERTA sobre astrologia e os fundamentos das técnicas que fornecem orientação para a vida toda em uma consultoria especializada.
Estude com conteúdo bem fundamentado! Matrículas abertas para o Curso de Formação em Tarô e o Curso de Formação em Baralho Cigano (Lenormand)
Visite: www.virginiagaia.com.br
Áries: o fim de semana favorece as suas relações, os encontros e as trocas sociais, ariano. Esteja com quem você gosta.
Touro: organize a sua rotina e não deixe de cuidar da saúde, taurino. Evite os excessos e curta bem o momento.
Gêmeos: esteja aberto às trocas e às pessoas, geminiano. O céu favorece o lazer e as experiências lúdicas.
Câncer: é hora de preservar e cuidar da sua intimidade, canceriano. O momento pede mais atenção com quem está mais próximo a você.
Leão: expresse-se com espontaneidade, mas evite falar demais, leonino. É hora de você trocar ideias e aprender com os outros.
Virgem: estabeleça prioridades e mantenha o foco, virginiano. É preciso relaxar de forma plena.
Libra: use a sua sensibilidade para saber como agir, libriano. O céu pede mais atenção ao seu entorno.
Escorpião: você está reflexivo e então é importante se preservar, escorpiano. Durma bem e cuide melhor da sua saúde.
Sagitário: esteja com os amigos, procure ser leve e troque com as mais variadas pessoas, sagitariano. O momento favorece a sua vida social.
Capricórnio: planeje-se, capricorniano. É hora de pensar no longo prazo e assumir responsabilidades.
Aquário: ouse um pouco mais, aquariano. Esteja aberto a novos conhecimentos e não deixe de ouvir novas opiniões.
Peixes: olhe mais para dentro, pisciano. É fundamental que você esteja aberto a novas possibilidades, sabendo desapegar.