Em plena Lua Nova, o Sol renascerá divino e invencível, neste fim de semana. Isso porque, exatamente às 12h03 do domingo, dia 21, acontece o fenômeno astronômico conhecido como Solstício. Por conta dele, a Terra terá a noite mais longa do ano, no Hemisfério Norte, e também a mais curta, no Hemisfério Sul. Essa diferença na proporção entre luz e sombra faz com que diversas culturas recebam o astro-rei em meio a festas para cultuá-lo.
Marcando o início do inverno, na porção ao Norte do Equador, e do verão, ao Sul, o Solstício de dezembro é recebido com rituais mágicos e religiosos desde os tempos mais remotos. Dessa maneira, a chegada do inverno rigoroso era também nutrida de esperança por dias mais iluminados, um sinal de que, dali a cerca de três meses, a primavera estava garantida, com toda sua natureza pujante.
Entre os romanos, ficou famosa a saudação “Solis Invictus!” – ou “Sol Invencível!”, em tradução livre – bradada em alto e bom som quando o astro-rei aparecia no horizonte, ao amanhecer. Era a forma de agradecer a regularidade da luz solar, já que depois da noite mais longa, os dias ficam cada vez mais longos. Dessa maneira, a chegada do inverno rigoroso era também nutrida de esperança por dias mais longos e mais iluminados, um sinal de que, dali a cerca de três meses, a primavera estava garantida, com toda sua natureza pujante.
Dadas as relações de colonização e domínio cultural, até as tradições dos pontos mais ao Norte do globo ganharam força nos países tropicais. O pinheiro da árvore de Natal remete à tradição do Yule, festa pagã que surge entre os celtas. Como essas plantas resistem à neve, tornaram-se símbolo da força da natureza para enfrentar dias frios. Da mesma forma, as guirlandas, em forma de círculo, representam a sucessão de ciclos naturais. Então, diziam os celtas, pendurá-las na porta de casa era uma maneira de atrair boas energias
No zodíaco, o Solstício de dezembro marca o ingresso do Sol no signo de Capricórnio. E vem daí o simbolismo associado à frieza e ao planejamento de recursos. Com o astro-rei nos domínios capricornianos, está aberta a temporada dos compromissos sociais para agradecer pelas conquistas ao longo do ano e atrair o melhor para o período seguinte.
Por isso, independente de qualquer religião – ou até da ausência dela – vale celebrar a rara oportunidade de orbitar a única estrela que, ao menos até o momento, sabemos que tem um planeta cheio de vida para homenageá-la. Viva o triunfo da luz sobre as sombras! E viva o nosso Sol! Solis Invictus!
Observe: dada a proximidade ao Sol, a Lua Nova estará praticamente ausente do céu noturno. A dica então tentar localizar algum dos planetas visíveis a olho nu. Júpiter é o que ficará visível por mais tempo, surgindo no horizonte Leste, pouco depois das 20h, em meio à Constelação de Gêmeos, e deslocando-se em direção ao Oeste até o nascer do Sol. Por sua vez, Saturno estará no alto e ligeiramente a Oeste, podendo ser visto até por volta da meia-noite, em meio à Constelação de Aquário.
DICA DA ASTRÓLOGA: complemente a análise para o seu signo (que reflete apenas a posição do Sol no seu mapa astral), lendo também as tendências para o seu ascendente. Caso você não saiba qual é, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO.
NÃO perca tempo com mapas astrais automatizados! Uma análise astrológica completa utiliza técnicas combinadas, em uma consulta que fornece orientação personalizada para todas as áreas da sua vida.
Estude comigo! Conheça o Curso de Formação em Tarô e o Curso de Formação em Baralho Cigano (Lenormand)
Siga-me: Instagram | Facebook | TikTok | YouTube | Site
Áries: pense no futuro, ariano. É hora de fazer as coisas com calma e com responsabilidade, pensando nos próximos passos.
Touro: é hora de explorar programas culturais e investir em mais conhecimento, taurino. O astral pede mais abertura ao novo.
Gêmeos: não tenha medo de se renovar, geminiano. O céu pede mais desapego e olhar para novos desafios.
Câncer: esteja ao lado de gente querida, manifeste os seus efeitos, mas cuidado com o excesso de cobrança, canceriano. O céu pede mais leveza.
Leão: procure manter atividades leves e saudáveis, leonino. É hora de cuidar mais de você até nas atividades cotidianas.
Virgem: divirta-se, virginiano. O momento pede mais leveza com interações sociais mais significativas.
Libra: procure ter harmonia em casa e em meio à família, libriano. O momento pede mais clareza para lidar com temas sensíveis.
Escorpião: esteja atento à sua expressão pessoal, escorpiano. Fale o que pensa, mas tenha cuidado para não ser direto demais nas palavras.
Sagitário: mantenha o foco nas suas questões práticas, sagitariano. É hora de organizar os seus recursos para chegar mais longe.
Capricórnio: receba o Sol no seu signo com otimismo, capricorniano. É hora de pensar nos seus projetos para o próximo ciclo.
Aquário: descanse, aquariano. Aproveite o fim de semana para relaxar e não deixe de dar atenção à sua saúde em um nível amplo.
Peixes: esteja com as pessoas, mas tenha cuidado com o excesso de exposição, pisciano. É hora de ter leveza nas suas relações.