O Rio de Janeiro viveu nesta terça-feira, 28, cenas de guerra durante a operação policial mais letal contra o crime organizado na cidade, com pelo menos 64 mortos, informaram as autoridades. Cerca de 2.500 policiais fortemente armados entraram nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade, onde houve tiroteios, incêndios e confrontos com supostos suspeitos.
Os agentes participam desta operação para “combater a expansão territorial do Comando Vermelho”, a maior organização criminosa do Rio de Janeiro, informou o governo estadual no X.
O número atualizado de mortos é de 64, entre eles quatro policiais, indicou a Secretaria de Segurança do estado, sem especificar se os demais falecidos são apenas suspeitos. Os números, porém, podem ser atualizados.
+ Megaoperação no Rio de Janeiro tem 64 mortos e ao menos 81 presos
Veja fotos e vídeos:

Policial sinaliza para um motociclista dar ré durante a Operação Contenção na favela Vila Cruzeiro, no complexo da Penha, no Rio de Janeiro, Brasil, em 28 de outubro de 2025. (Photo by Mauro PIMENTEL / AFP).

Homem caminha ao lado de carro queimado durante operação na favela da Penha, no Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Aline Massuca)

Motociclistas e mototaxistas levantam as mãos durante operação na favela da Penha (Foto: REUTERS/Aline Massuca)

Policiais transportam corpos para um hospital após a Operação Contenção na favela Vila Cruzeiro, no complexo da Penha, no Rio de Janeiro, Brasil, em 28 de outubro de 2025. (Photo by Mauro PIMENTEL / AFP)

Policiais efetuam a segurança de supostos criminosos presos durante a Operação Contenção na favela Vila Cruzeiro, no complexo da Penha, no Rio de Janeiro, Brasil, em 28 de outubro de 2025. (Photo by Mauro PIMENTEL / AFP)

Suspeito é escoltado por policiais após ser preso durante a Operação Contenção na favela Vila Cruzeiro, no complexo da Penha, no Rio de Janeiro, Brasil, em 28 de outubro de 2025. (Photo by Mauro PIMENTEL / AFP)

Policiais escoltam suspeitos presos durante a Operação Contenção para fora da favela Vila Cruzeiro, no complexo da Penha, no Rio de Janeiro, Brasil, em 28 de outubro de 2025.(Photo by Mauro PIMENTEL / AFP)

Morador observa rua por trás de carro queimado na favela da Penha, no RJ (Foto: REUTERS/Aline Massuca)
Número de mortos em operação policial no Rio chega a 64, entre policiais, suspeitos e moradores. Cerca de 80 pessoas foram presas e 75 fuzis apreendidos. Diversas ruas continuam fechadas por criminosos. pic.twitter.com/DRy926mGYa
— Renato Souza (@reporterenato) October 28, 2025
🚨 criminosos fogem em fila indiana na Vila Cruzeiro durante operação no Complexo do Alemão e Penha
Polícias Civil e Militar fazem megaoperação na região e tentam prender 100 traficantes do Comando Vermelho. Um policial civil morreu pic.twitter.com/6POpIsjFFn— 𝙋𝘼𝙋𝙊 𝘿𝙀 𝙁𝘼𝙑𝙀𝙇𝘼 – 𝙍𝙅 (@papodefavelarj) October 28, 2025
Caos no Rio de Janeiro.
Parque União ⚠️ pic.twitter.com/pSAZaBKEDs— CARIOCA TV (@CariocasTV) October 28, 2025