Veja como serão os dias dos cardeais até fim do conclave

CIDADE DO VATICANO, 28 ABR (ANSA) – Após a data do conclave ter sido agendada para 7 de maio, os cardeais terão nove dias intensos no Vaticano para escolher o substituto do papa Francisco, falecido em 21 de abril.   

Todos os dias, como já vem acontecendo desde o último sábado (26), serão celebradas as chamadas “novendiali”, as missas em sufrágio do pontífice argentino presididas cada vez por um cardeal diferente. Os nove dias de luto terminarão no próximo domingo (4).   

Paralelamente, as congregações gerais e reuniões pré-conclave dos religiosos continuarão normalmente. Nestes encontros, os cardeais terão a possibilidade de discutir questões formais, logísticas e, principalmente, os desafios que aguardam o novo líder da Igreja Católica.   

No geral, o período até a votação será dedicado a momentos de oração, rosários e encontros informais dos cardeais. O dia mais aguardado é o da abertura do conclave, que ocorrerá a partir de uma missa denominada “Pro Elegendo Romano Pontifice”, que será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re.   

No mesmo dia, mas na parte da tarde, os religiosos seguirão em procissão até a Capela Sistina, onde vão permanecer separados de qualquer relação com o mundo exterior. Na sequência, o celebrante lerá o juramento, que será concluído com o tradicional “extra omnes” pronunciado pelo mestre das celebrações litúrgicas papais, dom Diego Ravelli.   

Por fim, as portas da Capela Sistina vão se fechar e começará a primeira votação e, consequentemente, a fumaça para a eleição do 267º pontífice da história. (ANSA).