É provável que, durante toda a sua vida, você tenha ouvido que deve comer vegetais para melhorar a saúde. E apesar de isso ser real, existem algumas opções que podem ser menos saudáveis do que você imagina.

+ 10 alimentos ideais para perder peso com saúde

+ Benefícios da soja incluem emagrecimento e ajuda ao meio ambiente; conheça-os

É verdade: cada legume e verdura possui propriedades benéficas, como vitaminas e minerais. No entanto, se você segue uma dieta ou precisa atentar-se a cuidados específicos com a saúde, alguns deles podem ser substituídos. Entenda com informações da “Slice”

10 vegetais menos saudáveis do que você pensa

1 — Batatas

vegetais
Unsplash

Apesar de deliciosas, as batatas são repletas de amido. Por isso, seus níveis nutricionais não se equiparam aos de outros vegetais. Além disso, os pesticidas presentes no tubérculo podem ser prejudiciais à saúde do fígado e do sistema nervoso.

As batatas fazem parte, ainda, da família das beladonas — grupo de vegetais cujos alcalóides têm impacto nas funções nervo-músculo, articular e digestiva.

+ Qual tipo de batata é mais saudável?

2 — Milho

Unsplash

De acordo com o “Estadão”, cerca de 96% da produção nacional de milho vem de organismos geneticamente modificados. Isso pode resultar problemas hormonais e mudanças no trato digestivo.

3 — Pimentões

Unsplash

Assim como as batatas, os pimentões também fazem parte da família das beladonas, que podem contribuir para a inflamação no corpo — possivelmente levando a condições como doenças do coração, câncer e diabetes.

Os pimentões também não são recomendados para pessoas com artrite reumatoide, osteoartrite ou problemas nas articulações; e o alcalóide e a solanina presentes no vegetal podem interromper a função nervosa e levar a espasmos, convulsões e tremores.

4 — Berinjela

Unsplash

A família das beladonas estrela, novamente, como a vilã dos vegetais. As berinjelas têm alguns dos níveis mais altos de solanina entre todos os vegetais dessa classe, representando um problema para pessoas com inflamação crônica ou problemas nas articulações.

O legume contém, ainda, oxalatos, uma substância natural, que desempenha um papel na causa de pedras nos rins

5 — Espinafre

Pexels

Quando não cultivado de forma orgânica, o espinafre pode conter altos níveis de pesticidas — o que representa um grande risco de carcinógenos, desreguladores hormonais e neurotoxinas. O espinafre não-orgânico também contém oxalatos e purinas, que podem causar gota e cálculos renais, segundo o portal.

6 — Tomates cereja

Unsplash

Como parte da família das beladonas, os tomates cereja podem, naturalmente, ser prejudiciais à saúde das articulações. 

7 — Aipo

Pixabay

Apesar de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o aipo pode conter uma grande quantidade de pesticidas prejudiciais à saúde. Por isso, opte pelos cultivos orgânicos.

8 — Couve

Pexels

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a couve é um dos 10 alimentos com mais agrotóxicos no Brasil. Além disso, substâncias presentes na folha podem afetar pessoas com problemas de tireoide, rins ou vesícula.

9 — Pepino

Unsplash

Assim como a couve, o pepino também está presente na lista de 10 alimentos com mais agrotóxicos do país. 

10 — Abóbora

Unsplash

Além de conterem pesticidas, as abóboras também contêm oxalatos que podem ajudar na formação de pedras nos rins.