Um pequeno vazamento de radioativo de uma caixa colocada no porão de um avião proveniente de Zurique, na Suíça, deixou o Aeroporto El Prat, em Barcelona, Espanha, em alerta e 127 passageiros ficaram presos durante três horas por precaução, nesta terça-feira, 20. As informações são do jornal El País.

No período da manhã, foi detectado o pequeno vazamento de uma bagagem em que estava um material médico e suspeitou-se que pudesse ser radioativo.

O pacote estava na cabine de um avião da empresa Air Baltic. Os 127 passageiros a bordo foram proibidos de desembarcar da aeronave por três horas.

Imediatamente a Proteção Civil ativou o alerta de AEROCAT (Plano de Emergência Aeronáutica da Catalunha) e de RADCAT (Plano Especial para Emergências Radiológicas da Catalunha). O Corpo de Bombeiros e o Grupo de Risco Tecnológico foram ao aeroporto para vistoriar o pacote.

Os agentes consideraram que o derramamento foi em “baixa intensidade” e constataram que não havia nenhum risco aos passageiros. O episódio não afetou as operações do Aeroporto El Prat.