Vaticano terá frota de veículos elétricos para combater poluição

CIDADE DO VATICANO, 11 NOV (ANSA) – Planejando combater a poluição, o Vaticano terá sua frota de veículos composta apenas por carros elétricos.   

A substituição da atual frota pelos modelos eletrificados já é notada no Vaticano, principalmente com a instalação de diversos pontos para recarga elétrica.   

“Os pontos para recarga elétrica foram instalados porque transformaremos a nossa frota de veículos, atualmente com motor térmico, em elétricos. Por este motivo, progressivamente, a fronta inteira não vai mais utilizar energia térmica”, explicou Roberto Mignucci, chefe do setor de projetos e implementações do Governatorato, em entrevista ao jornal “L’Osservatore Romano”.   

O engenheiro também comentou que o smog (poluição atmosférica somada a nevoeira) produzido pelas grandes cidades afeta diretamente o Vaticano.   

“O meio de transporte tem um peso significativo na sociedade moderna, não tanto no Vaticano, por conta do seu tamanho, mas externamente sim. O smog, produzido pelo tráfego das cidades, chega dentro do Vaticano, e embora nossos resultados não sejam muito perceptíveis, queremos dar um sinal que é de grande importância”, disse Mignucci.   

Mignucci ainda afirmou que iniciará em breve colaborações com as montadoras automotivas, que vão fornecer veículos elétricos para teste.   

“Procuramos respeitar ao máximo o meio ambiente, utilizando materiais compatíveis, eliminando substâncias tóxicas, procurando economizar energia o máximo possível e, principalmente, não desperdiçá-la”, finalizou o engenheiro.   

Um relatório divulgado pela ONG Greenpeace apontou que a poluição atmosférica causa anualmente cerca de 4,5 milhões de mortes prematuras, além de um dano econômico avaliado em quase US$ 3 trilhões. (ANSA).