Cultura

Vaticano se mobiliza para encontrar obra de Caravaggio

ROMA, 12 OUT (ANSA) – O Vaticano decidiu entrar em campo para tentar encontrar o quadro “Natividade com São Francisco e São Lourenço”, obra de Caravaggio desaparecida há quase 50 anos.   

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral convocou para a próxima segunda-feira (15) uma conferência com especialistas para colocar o furto da pintura no centro do debate e apresentar as novidades descobertas pela Comissão Parlamentar Antimáfia da Itália.   

O evento terá autoridades políticas italianas, historiadores da arte e representantes da polícia e será acompanhado por um público de 150 estudantes de Roma, que participarão ativamente da formação de ideias e ações.   

A “Natividade”, datada de 1609, foi furtada em 17 de outubro de 1969, no Oratório de San Lorenzo, em Palermo, e hoje é a pintura mais procurada do mundo. O inquérito sobre o desaparecimento do quadro foi reaberto em julho passado, a pedido da Comissão Parlamentar Antimáfia, que suspeita do envolvimento da Cosa Nostra.   

Segundo as investigações, um “arrependido” da máfia siciliana confessou à Justiça ter levado a obra de arte e a vendido no mercado negro na Suíça. (ANSA)