CIDADE DO VATICANO, 17 JUN (ANSA) – O presidente da Autoridade Vaticana de Informações Financeiras (AIF), Carmelo Barbagallo, e o revisor-geral interino das Contas do Vaticano, Alessandro Cassinis Righini, assinaram um protocolo de entendimento para intensificar a colaboração sobre ações anticorrupção.   

“O protocolo permitirá absorver melhor os papéis entregues pela ordenação vaticana, respectivamente, com a AIF na atuação ao combate à lavagem e dinheiro e o financiamento do terrorismo, e o Gabinete com o combate à corrupção”, diz a nota oficial do encontro entre os dois representantes. Ainda conforme o comunicado, há o comprometimento de um “reforço nas já intensas colaborações entre as duas Autoridades, também com a previsão de encontros periódicos seja em nível estratégico ou operacional”.   

O AIF é o principal órgão de vigilância contábil da Santa Sé enquanto o Gabinete do Revisor-Geral foi criado pelo papa Francisco, em fevereiro do ano passado, como a “autoridade anticorrupção” da cidade-estado. (ANSA)