Vaticano ergue árvore de Natal na Praça São Pedro

VATICANO, 27 NOV (ANSA) – A Praça São Pedro, no Vaticano, ganhou na manhã desta quinta-feira (27) uma imponente árvore de Natal vinda de Val d’Ultimo, na província de Bolzano, no norte da Itália.   

Trata-se de um abeto-da-noruega com 25 metros de altura e 8 mil quilos, cortado na madrugada da última segunda-feira (24) e transportado até Roma como presente dos municípios de Lagundo e Val d’Ultimo.   

Além do abeto principal, outras 40 árvores menores também foram enviadas ao Vaticano e serão exibidas decoradas nos escritórios e edifícios da Santa Sé.   

Segundo o Governo do Vaticano, o serviço florestal responsável pela escolha da árvore priorizou critérios de sustentabilidade, selecionando abetos maduros cuja colheita respeita os princípios de reposição natural.   

O Bispo Ivo Muser, de Bolzano-Bressanone, destacou que “o abate da árvore não é um ato de desrespeito, mas parte de uma gestão florestal prudente, onde a colheita faz parte de uma abordagem ativa que garante a saúde da floresta e monitoriza o seu crescimento”.   

O religioso garantiu ainda que, no Tirol do Sul, o reflorestamento “é uma prática consolidada: para cada árvore abatida, novas são plantadas, assegurando florestas saudáveis e resilientes para as gerações futuras.” A árvore permanecerá exposta até o final da época natalina. Após a temporada, os ramos verdes terão seus óleos essenciais extraídos pela empresa austríaca Wilder Naturprodukte, e a madeira restante será doada a instituições de caridade, em um gesto de sustentabilidade e respeito à criação.   

Paralelamente, o presépio da Praça de São Pedro, doado este ano pela Diocese de Nocera Inferiore-Sarno (Salerno), já está em fase avançada de montagem. (ANSA).