CIDADE DO VATICANO, 02 OUT (ANSA) – A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou nesta quarta-feira (2) a programação da viagem do papa Francisco para a Tailândia e o Japão, que será realizada entre os dias 19 e 26 de novembro.
O líder da Igreja Católica partirá para Bangcoc, na Tailândia, do aeroperto de Fiumicino, em Roma, às 19h (horário local) do dia 19 de novembro. A chegada do Pontíficie está prevista para às 12h30 locais do dia seguinte.
Os primeiros compromissos da viagem de Francisco serão no dia 21, na capital tailandesa. Até o momento, estão agendadas uma cerimônia de boas-vindas no pátio da Casa do governo, bem como reuniões com o primeiro-ministo do país, Prayuth Chan-ocha, a sociedade civil, o corpo diplomático e outras autoridades.
No mesmo dia, o Papa ainda se encontrará com o patriarca dos budistas e visitará funcionários e doentes do Hospital São Luís.
Já na parte da tarde, Francisco terá uma reunião privada com o Rei Maha Vajiralongkorn “Rama X” no Palácio Real e comandará uma missa no Estádio Nacional.
No dia 22 de novembro, ainda em Bangcoc, o Papa se encontrará com padres, religiosos, seminaristas e catequistas na paróquia de São Pedro. Após isso, Jorge Mario Bergoglio visitará bispos da Tailândia e de outras nações asiáticas no santuário do Beato Nicolau Boonkerd Kitbamrung.
O Papa fechará sua visita em uma reunião com líderes cristãos e de outras religiões na Universidade de Chulalongkorn, seguida por uma missa com jovens na Catedral da Assunção.
No sábado, 23 de novembro, Francisco deixará a Tailândia para viajar ao Japão. Sua partida ocorrerá após a cerimônia de despedida no Terminal Aéreo Militar 2, em Bangcoc.
Em solo japonês, o primeiro compromisso de Francisco é uma reunião com os bispos, que ocorrerá logo em seguida da cerimônia de boas-vindas. No dia seguinte, o Papa visitará Nagasaki e Hiroshima, onde o religioso irá divulgar uma mensagem sobre armas nucleares no parque do hipocentro da bomba atômica. Além disso, o argentino homenageará os santos mártires em locais considerados símbolos da cidade.
Em Nagasaki, está previsto para acontecer a celebração de uma missa. Já em Hiroshima, o Papa comandará o encontro pela paz.
No dia 25, o penúltimo da viagem, o Papa estará novamente em Tóquio. Para a ocasião, estão marcadas uma reunião com as vítimas do triplo desastre de Fukushima (terremoto, tsunami e usina nuclear), uma visita privada ao imperador Naruhito no Palácio Imperial e um encontro com jovens na Catedral de Santa Maria. Após isso, Francisco dedicará a tarde para encontrar autoridades japonesas, como o primeiro-ministro, Shinzo Abe, e o corpo diplomático.
A viagem do Papa ao continente asiático terminará no dia seguinte após uma missa com os jesuítas na capela da Universidade Sophia e uma visita ao campus. O Pontíficie deixará a instituição e seguirá direto para o aeroporto de Tóquio para a cerimônia de despedida.
O Papa partirá para Roma às 11h35 locais e sua chegada está prevista para às 17h45.(ANSA)