Vaticano distribuirá vale-refeição contra preços altos em Roma

ROMA, 13 FEV (ANSA) – Uma rede de restaurantes, pizzarias, bares, tratorias, sorveterias e outros estabelecimentos que oferece uma oferta alimentar e gastronômica de qualidade em condições favoráveis por meio de pagamento com vales-refeição digitais. Trata-se do “Gli amici del Pellegrino”, a nova iniciativa dedicada aos fiéis e turistas que visitarão Roma, capital da Itália, durante o Jubileu.   

O projeto é uma colaboração entre o Dicastério para a Evangelização, o grupo Welfare Pellegrini e o Confcommercio Roma, tendo em vista que são esperadas 32 milhões de pessoas na “cidade eterna”, por ocasião do evento promovido pela Igreja Católica.   

A iniciativa prevê que grupos de peregrinos que chegam a Roma por meio de excursões organizadas, uma vez acolhidos pela rede paroquial, receberão vales-refeição digitais em seus kits de boas-vindas.   

A quantidade de ticket varia de acordo com o pacote escolhido pelos fiéis. Desta forma, quem optar só pelo fim de semana terá direito a quatro vouchers, enquanto que quem escolher o pacote semanal terá 10. Todos os vouchers têm valor de 10 euros cada.   

Os vales podem ser utilizados – mediante apresentação de um QR code – nas empresas da rede “Gli Amici del Pellegrino” e nos 85 mil parceiros afiliados. Atualmente, cerca de 400 empresas aderiram ao projeto.   

“Eu sugeri o quanto era importante para aqueles que vêm a Roma encontrar uma acolhida coerente, que Roma fosse capaz de acolher sem explorar ainda mais o momento do Jubileu. Nem todos ouviram.   

Aumentar os preços é uma tentação fácil, sabendo que tantas pessoas chegam. Acredito que esta rede pode se tornar uma defesa do peregrino, uma ajuda e também uma ferramenta de publicidade para as empresas”, explicou o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, encarregado de organizar o Ano Santo, monsenhor Rino Fisichella, na apresentação do projeto.   

Segundo a conselheira para as Atividades Produtivas e Igualdade de Oportunidades de Roma Capita, Monica Lucarelli, “o município de Roma abraçou esta iniciativa porque oferece a possibilidade às empresas comerciais romanas de se juntarem a esta rede que oferece produtos alimentares, café da manhã, almoços e jantares aos peregrinos através de vales-refeição a preços justos, inclusivos e adequados a todos os orçamentos”. (ANSA).