Mundo

Vaticano assina novo protocolo com medidas anticorrupção

ROMA, 18 SET (ANSA) – O prefeito da Secretaria para a Economia, padre Juan Antonio Guerrero, e Alessandro Cassinis Righini, revisor-geral interino das Contas do Vaticano, assinaram um protocolo de entendimento sobre a luta contra a corrupção, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé nesta sexta-feira (18).   

“As duas autoridades vão colaborar ainda mais estreitamente na identificação dos riscos de corrupção e na aplicação efetiva das regras recentemente aprovadas sobre transparência, controle e concorrência dos contratos públicos da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”.   

Segundo Cassinis, “este é mais um ato concreto que demonstra a vontade da Santa Sé de prevenir e combater o fenômeno corruptivo dentro e fora do Estado da Cidade do Vaticano, e que já conduziu a resultados importantes nos últimos meses”.   

Por sua vez, o padre Guerrero ressaltou que “a luta contra a corrupção, além de representar uma obrigação moral e um ato de justiça, permite também combater o desperdício num momento tão difícil devido às consequências econômicas da pandemia, que afeta o mundo inteiro e afeta em particular os mais fracos, como o Papa Francisco tem recordado repetidamente”.   

O novo protocolo é aprovado depois que, em junho passado, o presidente da Autoridade Vaticana de Informações Financeiras (AIF), Carmelo Barbagallo, e Cassinis aprovaram regras sobre transparência, controle centralizado e concorrência nos processos de adjudicação, com o objetivo de permitir uma melhor gestão dos recursos e reduzir o perigo de corrupção.   

O AIF é o principal órgão de vigilância contábil da Santa Sé enquanto o Gabinete do Revisor-Geral foi criado pelo papa Francisco, em fevereiro do ano passado, como a “autoridade anticorrupção” da cidade-estado. (ANSA)

Veja também

+ Confira 4 dicas para descobrir se o mel é falsificado

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+ Microsoft Edge recebe nova funcionalidade para aumentar velocidade de carregamento

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar