ROMA, 15 NOV (ANSA) – O Vaticano pediu nesta sexta-feira (15) para os países presentes na cúpula climática da ONU em Baku, a COP29, manterem o diálogo e contribuírem de forma mais massiva para combater as mudanças do clima.   

O apelo foi feito pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, que representou o papa Francisco e a Santa Sé na cúpula nos últimos dias.   

“Há consciência por parte de todos da urgência do problema das mudanças climáticas, mas é muito mais lento começar a trabalhar concretamente para encontrar soluções”, declarou o religioso, à margem da apresentação de um livro na Universidade de Roma, de acordo com o Vatican News.   

Segundo Parolin, “o grande tema desta conferência será gerir um fundo de mitigação, para combater os danos e perdas causados pelas alterações climáticas”.   

“O fundo já foi estabelecido na conferência anterior no Dubai mas na verdade há escassez de financiadores”, lembrou ele, enfatizando que “os países devem ser motivados a contribuir de forma mais massiva”. (ANSA).